/

Afeganistão: quase 80 meninas envenenadas na escola

2

Foram hospitalizadas 77 raparigas, no Afeganistão, por envenenamento.

Quase 80 meninas afegãs foram envenenadas, na sequência de dois ataques em escolas no norte do país, no último fim-de-semana.

O responsável do departamento de Educação da região de Sangcharak, Mohammad Rahmani, garantiu que “as alunas foram transportadas para o hospital e encontram-se bem”, de acordo com a Associated Press.

Sabe-se que as escolas onde foram levados a cabo os ataques são próximas uma da outra. 60 alunos foram envenenadas na escola Naswan-e-Kabod Aab e as restantes 17 na escola Naswan-e-Faizabad.

Apesar da incerteza quanto às motivações que levaram aos ataques, há fortes suspeitas de que tenham sido executados a mando de alguém por ressentimento ou ajuste de contas.

Ainda não há detalhes quanto ao tipo de envenenamento e à natureza dos possíveis ferimentos causados.

Com os talibãs de regresso ao poder, no Afeganistão, desde agosto de 2021, a liberdade e os direitos das mulheres e raparigas afegãs têm vindo a ser ameaçados.

Em março do ano passado, os talibãs já tinham revertido uma decisão que permitia as raparigas adolescentes entre o 7.º e o 12.º anos – correspondente aos 12 aos 18 anos de idades – irem à escola.

Poucas horas depois de terem anunciado a reabertura de colégios e escolhas para alunas, a medida foi revertida.

Uns meses depois, em dezembro, os talibãs proibiram também todas as mulheres de frequentarem a universidade no Afeganistão.

Desde que voltaram ao poder, as mulheres perderam o direito de trabalhar na maioria dos setores; de fazerem viagens de longa distância sem um tutor do sexo masculino; e foram obrigadas a cobrir o rosto em público.

Antes do regime talibã regressar ao poder, as alunas afegãs podiam frequentar as aulas em turmas mistas e assistir a seminários ministrados por homens.

Em fevereiro, no Irão, já tinha havido um ataque desta natureza. 650 alunas foram envenenadas, em diferentes escolas.

A Amnistia Internacional já alertou que a educação de milhões de mulheres iranianas está em risco por causa dos envenenamentos em escolas para raparigas.

Dados de abril, da organização não-governamental, revelaram que, desde novembro de 2022, mais de 100 centros educacionais para mulheres foram atacados, e que cerca de 13 mil estudantes receberam atendimento médico por envenenamento.

Em março, as autoridades iranianas anunciaram a prisão de 118 pessoas por suspeitas de envolvimento nos envenenamentos, mas os ataques continuam em todo o país.

ZAP //

2 Comments

  1. É preciso ter um cérebro muito retorcido para envenenar crianças, sejam meninas ou meninos. Espero que rapidamente apanhem o(s) criminoso(s) e que lhe(s) aplique(m) um pesado e exemplar castigo – embora tenha algumas dúvidas a este respeito.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.