/

Quase 60% do consumo de electricidade oriundo de energias renováveis

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Quase 60% do consumo de electricidade em 2013 em Portugal foi oriundo de fontes renováveis, um aumento de 20% em relação 20%, refere a Quercus num comunicado hoje emitido.

A organização ambiental refere que se assistiu a uma “redução do valor de electricidade importada em 2,8 vezes, o que, na prática, se traduz num decréscimo de 10% do total consumido”.

A produção de energia hídrica mais do que duplicou, ao passo que a produção de energia eólica aumentou quase 20% e a fotovoltaica disparou 25% face a 2012, de acordo com a Quercus.

“Não podemos deixar de continuar a apostar nas energias renováveis e na eficiência energética, permitindo a recuperação da economia sem onerar o ambiente. Para tal, é preciso um investimento na sensibilização e um planeamento adequado do sector energético também em prol de uma desejável política climática exigente”, afirmou Francisco Ferreira, coordenador do grupo de energia e alterações climáticas da Quercus, citado no comunicado.

A Quercus aponta que a produção de energia através de fontes renováveis foi responsável por 32% de toda a electricidade produzida em Portugal continental, sendo que em 2012 esta proporção tinha sido de 27%.

Este aumento deve-se sobretudo à energia eólica, que garantiu 23% da produção eléctrica, referiu a organização ambiental, estimando que, em cada hora de consumo de electricidade em 2013, dezanove minutos tiveram origem nestas centrais renováveis, dos quais catorze minutos foram produzidos pela energia eólica.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.