Quase 30% dos homens têm medo da disfunção sexual (e de ir ao médico falar dela)

-

Segundo uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 28% dos homens com mais de 40 anos têm receio da impotência sexual – mas apenas uma ínfima parte procura tratamento para o problema.

Estima-se que a disfunção sexual afecte 1 em cada 5 homens, tendo um impacto não só ao nível da sua sexualidade, como também do seu estilo de vida.

Este por sua vez acaba por ter um papel preponderante na disfunção, com as causas psicológicas como a ansiedade, o stress e o nervosismo a afectarem a capacidade erétil, ejaculatória e o desejo sexual do homem.

Também as causas físicas como a diabetes, a hipertensão arterial, a obesidade e o colesterol elevado estão cada vez mais relacionadas com os problemas sexuais masculinos.

Segundo um estudo publicado pela Associação Portuguesa de Urologia, 50% dos portugueses apresentam algum grau de disfunção eréctil.

Apesar de ser uma doença benigna, a disfunção “altera de forma muito significativa a qualidade de vida tanto do doente como da sua companheira”, diz o autor do estudo, Nuno Tomada Marques, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Entre os principais problemas que afectam a prestação sexual do homem, incluem-se a falta de desejo sexual, a disfunção erétil e a ejaculação precoce, sendo que estas duas últimas têm vindo a agravar-se de uma forma geral nos últimos anos.

Entende-se por disfunção sexual qualquer problema que afecte a resposta sexual e impeça a obtenção de prazer por parte do indivíduo ou mesmo do casal.

A disfunção erétil continua a ser o tipo de disfunção sexual mais prevalente, seguida pelo baixo desejo sexual.

Tratamento

O medo de falhar devido a um problema de ejaculação precoce ou disfunção erétil é um dos principais receios dos homens. A este, junta-se outro receio: o medo de falar.

Porém, talvez devido a uma maior abertura do homem sobre os seus problemas sexuais e a campanhas de sensibilização sobre o controlo da ejaculação, a ejaculação precoce tem-se tornado uma condição cada vez mais discutida.

Segundo o dr. Stam Poupalos, especialista em disfunções sexuais e médico na clínica online 121doc, “é fundamental acabar com o preconceito sobre a saúde sexual masculina, para que o homem se sinta mais confortável a procurar ajuda médica e tratar os seus problemas sexuais”.

O tratamento da disfunção sexual masculina é possível, mas a procura de ajuda médica tem de ser o primeiro passo para um diagnóstico correcto e uma compreensão das causas.

ZAP / 121doc

PARTILHAR

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …