Um quarto da população de França, Alemanha e EUA pode recusar a vacina da covid-19

Christian Bruna / EPA

Cerca de quatro em cada dez pessoas na França, mais de 25% dos norte-americanos e 23% dos alemães dizem que não serão vacinados contra a covid-19, segundo uma pesquisa que destaca o desafio que os governos enfrentam.

As dúvidas quanto à vacinação foram menores na Itália (12%), no Reino Unido (14%) e na Holanda (17%), de acordo com a pesquisa que incluiu dados sete países e revelou uma estreita correlação entre a relutância da população em relação às vacinas e a sua confiança no governo, noticiou esta quinta-feira o Guardian.

Apenas 11% dos norte-americanos e 13% dos franceses confiam nos seus governos como uma fonte credível de informações sobre vacinas, concluiu a pesquisa, realizada em janeiro pela Kantar Public, em comparação com 30% na Holanda e na Grã-Bretanha.

O estudo também sugeriu que mais de 60% dos entrevistados no Reino Unido estavam muito ou um pouco satisfeitos com a campanha de vacinação, em comparação com 31% na França, onde a implementação é das mais lentas da União Europeia (UE). Na Holanda, 58% estão satisfeitos com a campanha.

Nos sete países – França, Alemanha, Holanda, Itália, Índia, Reino Unido e Estados Unidos – médicos de família e autoridades nacionais de saúde foram vistos como fontes de informação muito mais confiáveis ​​sobre vacinas, com 39% e 41% respetivamente.

O estudo revelou ainda que os homens são mais propensos a aceitar a vacinação e que as dúvidas persistem mais nos jovens. Mais da metade dos franceses entre os 25 e os 34 anos e um terço dos holandeses disseram que não seriam vacinados, enquanto nos sete países apenas 32% dos jovens entre os 18 e os 24 anos afirmaram que seriam vacinados.

O diretor de pesquisas internacionais da Kantar, Emmanuel Rivière, disse que o estudo revelou a escala do esforço de comunicação que alguns governos precisarão caso queiram melhorar a aceitação da vacina.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando estiverem disponíveis em Farmácias e devidamente homologadas, será o meu Medico de Família a prescrever a mais adequada a minha situação. De aqui até lá sigo “religiosamente” as três regras elementares en termos de proteção, não quero ser infectado nem infectar !

RESPONDER

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …