Descoberto o quarto elemento magnético da tabela periódica

O ruténio é o quarto elemento da tabela periódica com propriedades magnéticas em temperatura ambiente.

Uma simples  experiência realizada por cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, resultou na descoberta de um novo elemento magnético. A pesquisa comprovou que o ruténio (Ru) é o quarto elemento da tabela periódica com propriedades magnéticas em temperatura ambiente.

Um elemento como este tem uma função ativa na nossa sociedade. O ruténio pode intervir na melhoria de sensores, dispositivos relacionados à memória dos computadores e, claro, em materiais magnéticos.

Até ao momento, apenas três elementos tinham esta capacidade: ferro, cobalto e o níquel. O gadolínio, também tem esta capacidade, mas não em temperatura ambiente. Aos 8ºC, o elemento já deixa de ter esta propriedade.

Atualmente, estes elementos são constantemente usados para a indústria eletrónica, sobretudo para funções relacionadas a eletromagnetismo, ou seja, a capacidade de criar correntes elétricas a partir da variação do campo magnético, por indução.

Na indústria, são utilizados para aplicações como sensores, motores elétricos, geradores, HDs e, mais recentemente, memórias spintrónicas. No entanto, a grande colaboração do material é na produção de novas tecnologias para o armazenamento de dados.

“O magnetismo é sempre incrível e provou novamente o quão incrível consegue ser. Estamos empolgados e agradecidos por sermos o primeiro grupo a adicionar o quarto elemento ferromagnético à temperatura ambiente à tabela periódica”, disse o professor de eletricidade da Universidade de Minnesota e supervisor do projeto, Robert F. Hartmann.

A procura de novos elementos magnéticos é uma constante na indústria eletrónica, que vê nas matérias-primas tradicionais, como o ferro, uma limitação para o desenvolvimento de novos dispositivos. A descoberta do ruténio abre um leque de novos caminhos para estudos relacionados com o armazenamentos de dados.

O estudo foi publicado recentemente na Nature.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …