Descoberto o quarto elemento magnético da tabela periódica

O ruténio é o quarto elemento da tabela periódica com propriedades magnéticas em temperatura ambiente.

Uma simples  experiência realizada por cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, resultou na descoberta de um novo elemento magnético. A pesquisa comprovou que o ruténio (Ru) é o quarto elemento da tabela periódica com propriedades magnéticas em temperatura ambiente.

Um elemento como este tem uma função ativa na nossa sociedade. O ruténio pode intervir na melhoria de sensores, dispositivos relacionados à memória dos computadores e, claro, em materiais magnéticos.

Até ao momento, apenas três elementos tinham esta capacidade: ferro, cobalto e o níquel. O gadolínio, também tem esta capacidade, mas não em temperatura ambiente. Aos 8ºC, o elemento já deixa de ter esta propriedade.

Atualmente, estes elementos são constantemente usados para a indústria eletrónica, sobretudo para funções relacionadas a eletromagnetismo, ou seja, a capacidade de criar correntes elétricas a partir da variação do campo magnético, por indução.

Na indústria, são utilizados para aplicações como sensores, motores elétricos, geradores, HDs e, mais recentemente, memórias spintrónicas. No entanto, a grande colaboração do material é na produção de novas tecnologias para o armazenamento de dados.

“O magnetismo é sempre incrível e provou novamente o quão incrível consegue ser. Estamos empolgados e agradecidos por sermos o primeiro grupo a adicionar o quarto elemento ferromagnético à temperatura ambiente à tabela periódica”, disse o professor de eletricidade da Universidade de Minnesota e supervisor do projeto, Robert F. Hartmann.

A procura de novos elementos magnéticos é uma constante na indústria eletrónica, que vê nas matérias-primas tradicionais, como o ferro, uma limitação para o desenvolvimento de novos dispositivos. A descoberta do ruténio abre um leque de novos caminhos para estudos relacionados com o armazenamentos de dados.

O estudo foi publicado recentemente na Nature.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …