Quarentena deixou a crosta terrestre mais “silenciosa”

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus estão a deixar a Terra mais silenciosa – pelo menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos.

A atividade humana, como a circulação de pessoas e de automóveis, geram vibrações que afetam as medições dos instrumentos sísmicos. Graças ao isolamento social decretado para fazer face à pandemia de covid-19, verificou-se uma diminuição drástica da movimentação e, como consequência, os sismógrafos detetaram menos ruído.

As interferências que causamos nas vibrações dos movimentos sísmicos chamam-se “ruídos sísmicos antropogénicos. Além de encontrarmos a circulação de pessoas e de veículos nesta categoria, podemos também citar as máquinas industriais e, até, concertos.

Na Bélgica, os cientistas do Observatório Real relatam uma redução de 30% nesta quantidade de ruído humano desde o início do isolamento social adotado no país. A Bélgica soma quase 14 mil casos e mais de 800 mortes, e adotou medidas como encerramento das escolas e dos restaurantes e proibiu todas as viagens não essenciais até 19 de abril.

De acordo com o CanalTech, o sismólogo Stephen Hicks, da Imperial College, no Reino Unido, partilhou recentemente dados da organização British Geological Survey que revelam uma redução da atividade sísmica no país.

Também foi verificada uma queda radical na atividade sísmica em Los Angeles, nos Estados Unidos; Paris, na França; e em Auckland, na Nova Zelândia. Normalmente, reduções de ruído desta dimensão só ocorrem pela altura do Natal, segundo o sismólogo Thomas Lecocq, do Observatório Real da Bélgica.

https://twitter.com/seismo_steve/status/1243276495059062809

No entanto, nem todos os sismógrafos irão registar estas mudanças bruscas, uma vez que a grande maioria destes instrumentos está instalada longe das cidades ou enterrada no solo, justamente para evitar as influências das atividades humanas.

Ainda assim, este “silêncio” ajuda os cientistas a conseguirem uma leitura sísmica mais clara. Isto significa que, ao contrário do que tem sido revelado, as atividades sísmicas normais da Terra não foram alteradas – nós é que estamos mais silenciosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …