Quanto tempo aguenta a Europa sem gás russo? Rússia diz que “nem uma semana”

4

Clemens Bilan / EPA

Enquanto o FMI diz que a União Europeia aguentaria seis meses sem o gás natural russo, Moscovo argumenta que a Europa não duraria “nem uma semana”.

Apesar dos vários pacotes de sanções da União Europeia à Rússia, o gás natural continua a ser um recurso que fica esquecido. A Europa sabe da importância deste combustível fóssil e a sua dependência dos russos deixa o Velho Continente muito limitado na sua ação.

Se, de facto, a Europa interrompesse a torneira de gás russo, quanto tempo poderia sobreviver? O Ocidente e a Rússia tem duas respostas completamente diferentes — ainda que nenhum dos cenários seja animador.

Esta sexta-feira, o chefe do Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a Europa seria capaz de aguentar, sem grandes consequências, durante seis meses.

“Ao longo dos primeiros seis meses a Europa consegue lidar com tal embargo, tendo alternativas de fornecimento e usando o stock existente”, explicou Alfred Kammer em declarações à AFP.

“Se o embargo durasse até ao inverno, e durante esse período, isso teria efeitos significativos”, realçou Kammer.

No entanto, há alternativas que podem ser tomadas, como reduzir o consumo ou até reunir mais reservas.

Ora, Moscovo tem uma opinião diferente e acredita que a Europa não duraria nem uma semana sem o gás natural proveniente da Rússia.

“Vamos ser sérios, não durariam uma semana”, disse o vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, Dmitry Medvedev, citado pela agência estatal russa TASS.

Um documento da Comissão Europeia deu conta que as empresas europeias vão poder continuar a comprar gás natural russo em euros e dólares sem quebrarem as sanções em vigor. Medvedev reagiu com ironia nas redes sociais.

“A Comissão Europeia permitiu o pagamento do gás natural em rublos e acredita que o decreto do presidente da Rússia ainda pode ser aplicado nos negócios europeus. Apreciamos a consistência e a integridade dos nossos parceiros europeus”, escreveu Medvedev, no Instagram.

Entre os 27 Estados-membros da UE, Portugal é o terceiro país onde as exportações para a Rússia são menores, apenas atrás da Malta e da Grécia. Portugal será um dos países da União Europeia que menos deve sofrer com o conflito na Ucrânia e as consequentes sanções impostas a Moscovo.

“A nossa dependência em relação à Rússia é residual no domínio do gás. Portugal tem uma dependência mínima face à Rússia”, disse o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no passado mês de março.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. Este atrasado devia de ter sido a primeira personagem a intervir junto ao Putin. Depois de todo este massacre e destruição, o que foi ele lá fazer? NADA

  2. Isto é o resultado de sermos governados por políticos sem capacidade nem visão para tal! Têm metido a Europa em várias alhadas parecendo mais anjinhos de boa vontade que ainda acreditam no pai Natal, do que responsáveis políticos, depois admiram-se com resultados eleitorais como o caso francês entre outros!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.