Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

Hostelworld.com

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes – ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor.

Uma mulher norte-americana chamada Bernadette Sheridan resolveu transformar a sua própria sinestesia numa plataforma, cuja premissa é mostrar a cor que ela vê nos nomes das pessoas.

Em declarações ao Elemental, Bernadette explicou como é que funciona a sua sinestesia: quando conhece novas pessoas, simplesmente distrai-se, a contar o número de letras no nome e a visualizar as cores de cada letra.

Bernadette também expôs que nomes com mais de oito letras se misturam no seu cérebro. Segundo ela, o seu cérebro parece dizer “sim, chega, já entendi” e abrevia o padrão de cores, dando ênfase às vogais e consoantes dominantes.

Depois de muitos anos a lutar para descrever visualmente a sua sinestesia, Bernadette criou o site Synesthesia.Me, que apresenta retratos geométricos simples dessas combinações de cores. As renderizações específicas são baseadas no alfabeto de cores da sinestesia de Bernadette.

De acordo com o CanalTech, o site inclui um ferramenta interativa para ver como é o seu nome – ou qualquer outro nome. Basta escrever a palavra e, à medida que escreve, as cores aparecem dinamicamente na tela.

“O que eu mais amo neste projeto é que me permite ver, não só as letras individuais, mas também ilustrações compostas de nomes que ouço todos os dias. Enquanto eu construí o site, fiquei repetidamente impressionada com a aparência “correta” dos nomes quando os exibi na minha frente. Repetidas vezes, os nomes pareciam aparecer como sendo perfeitamente certos”, escreveu a criadora do site na página Elemental.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há animais marinhos capazes de matar vírus na água

Há animais marinhos que conseguem absorver partículas virais ao filtrar a água do mar em busca de oxigénio e alimentos. As esponjas do mar e os caranguejos são particularmente eficientes. Apesar de a humanidade já ter …

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …