A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes – ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor.
Uma mulher norte-americana chamada Bernadette Sheridan resolveu transformar a sua própria sinestesia numa plataforma, cuja premissa é mostrar a cor que ela vê nos nomes das pessoas.
Em declarações ao Elemental, Bernadette explicou como é que funciona a sua sinestesia: quando conhece novas pessoas, simplesmente distrai-se, a contar o número de letras no nome e a visualizar as cores de cada letra.
Bernadette também expôs que nomes com mais de oito letras se misturam no seu cérebro. Segundo ela, o seu cérebro parece dizer “sim, chega, já entendi” e abrevia o padrão de cores, dando ênfase às vogais e consoantes dominantes.
Depois de muitos anos a lutar para descrever visualmente a sua sinestesia, Bernadette criou o site Synesthesia.Me, que apresenta retratos geométricos simples dessas combinações de cores. As renderizações específicas são baseadas no alfabeto de cores da sinestesia de Bernadette.
De acordo com o CanalTech, o site inclui um ferramenta interativa para ver como é o seu nome – ou qualquer outro nome. Basta escrever a palavra e, à medida que escreve, as cores aparecem dinamicamente na tela.
“O que eu mais amo neste projeto é que me permite ver, não só as letras individuais, mas também ilustrações compostas de nomes que ouço todos os dias. Enquanto eu construí o site, fiquei repetidamente impressionada com a aparência “correta” dos nomes quando os exibi na minha frente. Repetidas vezes, os nomes pareciam aparecer como sendo perfeitamente certos”, escreveu a criadora do site na página Elemental.