Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

Hostelworld.com

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes – ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor.

Uma mulher norte-americana chamada Bernadette Sheridan resolveu transformar a sua própria sinestesia numa plataforma, cuja premissa é mostrar a cor que ela vê nos nomes das pessoas.

Em declarações ao Elemental, Bernadette explicou como é que funciona a sua sinestesia: quando conhece novas pessoas, simplesmente distrai-se, a contar o número de letras no nome e a visualizar as cores de cada letra.

Bernadette também expôs que nomes com mais de oito letras se misturam no seu cérebro. Segundo ela, o seu cérebro parece dizer “sim, chega, já entendi” e abrevia o padrão de cores, dando ênfase às vogais e consoantes dominantes.

Depois de muitos anos a lutar para descrever visualmente a sua sinestesia, Bernadette criou o site Synesthesia.Me, que apresenta retratos geométricos simples dessas combinações de cores. As renderizações específicas são baseadas no alfabeto de cores da sinestesia de Bernadette.

De acordo com o CanalTech, o site inclui um ferramenta interativa para ver como é o seu nome – ou qualquer outro nome. Basta escrever a palavra e, à medida que escreve, as cores aparecem dinamicamente na tela.

“O que eu mais amo neste projeto é que me permite ver, não só as letras individuais, mas também ilustrações compostas de nomes que ouço todos os dias. Enquanto eu construí o site, fiquei repetidamente impressionada com a aparência “correta” dos nomes quando os exibi na minha frente. Repetidas vezes, os nomes pareciam aparecer como sendo perfeitamente certos”, escreveu a criadora do site na página Elemental.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …

Luso-canadiano quer criar 25 murais dedicados a Amália Rodrigues

Um português a residir no Canadá pretende criar uma “aldeia global virtual” das comunidades portuguesas espalhadas nos vários cantos do mundo, um projeto que envolve a colocação de 25 murais dedicados à fadista Amália Rodrigues. “O …

MP e BdP pedem manutenção de coima a Salgado no processo da compra de ações da ESFG

O Ministério Público e o Banco de Portugal pediram, esta segunda-feira, ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, que mantenha a coima de 75 mil euros aplicada ao ex-presidente do BES no processo da compra …

Na luta contra a pandemia, Taiwan tinha alguns trunfos na manga (e o conflito com a China era um deles)

A resposta de Taiwan no combate à pandemia de covid-19 tem sido elogiada por profissionais de saúde pública em todo o mundo. Os conflitos geopolíticos com a China, a experiência em doenças respiratórias e a …

Autarca de Seul acusado de assédio. 500 mil pessoas contra funeral de 5 dias

O funeral do ex-presidente da Câmara de Seul, cujo corpo foi encontrado na semana passada, realizou-se esta segunda-feira, apesar da petição que contestava a utilização de fundos públicos para a cerimónia. De acordo com o jornal …