Quadro encontrado num sótão vai a leilão por 150 milhões de euros

Andy Rain / EPA

Um quadro de Caravaggio encontrado num sótão vai a leilão por 150 milhões de euros. A peça de arte foi encontrada em França e remonta ao século XVII.

Em 2014, o leiloeiro francês Marc Labarbe recebeu uma chamada de um amigo que, depois de uma inundação em sua casa, em Toulouse, encontrou um quadro que julgava “ter valor”. Depois de limpo e analisado, provou-se que o quadro tinha muito mais valor do que o pensado. Tratava-se de “Judite e Holofernes“, um quadro perdido de Caravaggio.

O quadro vai agora a leilão por cerca de 150 milhões de euros. Caravaggio é um dos maiores pintores italianos de sempre e apenas se conhecem 68 pinturas do artista.       Eric Turquin, especialista em História de Arte que analisou o quadro, diz que “este foi o quadro mais incrível” que já encontrou.

De acordo com o DN, esta pintura retrata uma passagem do Livro de Judite, do Antigo Testamento. Judite era uma viúva da cidade de Betulia, sitiada pelo exército do general assírio, Holofernes. Para salvar a cidade, a viúva seduziu o general, levou-o para a sua tenda e decapitou-o.

O quadro será leiloado dia 27 de junho e, por enquanto, está em exposição na galeria Colnaghi, em Londres.

Apesar de a autenticidade do quadro já ter sido posta em causa, Eric Turquin defende que a obra é autêntica por apresentar alterações percetíveis na pintura, o que mostra que o pintor mudou de ideias enquanto a realizava. As cópias tendem a ser “secas e sem energia”, realça o especialista.

O Museu do Louvre recebeu já uma oferta, no valor de 100 milhões de euros, que rejeitou. O preço e as dúvidas quanto à autenticidade são razões pelas quais o museu francês rejeitou a aquisição – decisão que Turquin compreende, uma vez que “cem milhões de euros representam 15 anos do orçamento do Louvre de uma só vez“.

Não se sabe exatamente o que aconteceu à obra desde o século XVII. A sua última localização conhecida foi numa exposição em Antuérpia, na Bélgica, no ano de 1689. A obra barroca foi pintada por Caravaggio em 1599.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.