Ladrões furtam quadro falso em armadilha montada pela polícia italiana

A polícia italiana está despreocupada com o ousado furto de um quadro de pintura flamenga registado Numa igreja na região da Ligúria, esta semana.

Isto porque a obra original, do artista Pieter Bruegel, o Jovem, foi substituída por uma falsa há um mês, como armadilha para apanhar os bandidos.

A pintura “Crucificação” — que era alvo dos criminosos — é avaliada em milhões de euros e, como os investigadores previam, a réplica foi levada da igreja na quarta-feira. Os ladrões usaram um martelo para partir o vidro que a protegia e depois fugiram de carro.

Horas mais tarde, a polícia revelou ter ouvido rumores sobre o planeamento do crime e não só trocou a peça como instalou câmaras para capturar os responsáveis no ato. A original foi mantida sã e salva.

O caso foi registado na cidade de Castelnuovo Magra, onde a pintura, que retrata a crucificação de Jesus Cristo, é mantida numa alcova lateral da igreja de Santa Maria Maddalena. Imagens registadas por câmaras de segurança estão a ser cuidadosamente analisadas e os assaltantes estão a ser procurados.

Antes de a troca do quadro ser revelada publicamente, o prefeito Daniele Montebello chegou a dizer à agência de notícias italiana Ansa que o furto era um “duro golpe para a comunidade”, já que a obra levada teria “valor inestimável”.

Na noite de quarta-feira, ele revelou que a declaração fazia parte do plano, explicando que não poderia dar outros detalhes para não atrapalhar a investigação. Ele também agradeceu aos membros da igreja por manterem a tranquilidade, “porque alguns fiéis perceberam que aquele que estava à mostra não era o original, mas não revelaram o segredo”.

Pieter Bruegel, o Jovem, era filho de outro artista flamengo — Pieter Bruegel, o Velho — e é famoso por suas próprias pinturas e por cópias que fez da obra do pai.

A “Crucificação” é famosa e possui várias réplicas, com pequenas diferenças entre elas, incluindo uma exibida no Museu de Belas Artes de Budapeste, na Hungria. Acredita-se que todas sejam variações de um original de Bruegel, o Velho, mas que nenhum original pintado por ele tenha sobrevivido ao tempo.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.