Putin responde aos EUA e retira Rússia de tratado nuclear

Yuri Kochetkov / EPA

Vladimir Putin anunciou este sábado que a Rússia vai suspender a participação no tratado de armas nucleares de alcance intermédio em resposta à retirada dos Estados Unidos do acordo.

“Os nossos parceiros americanos anunciaram a suspensão da sua participação no acordo, então nós também a suspenderemos“, afirmou Vladimir Putin, citado por agências de notícia russas, durante um encontro com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, Serguei Lavrov e Serguei Shoigu.

“A Rússia não mais tomará a iniciativa de negociar o desarmamento com os Estados Unidos. Vamos esperar até que os nossos parceiros tenham amadurecido o suficiente para ter um diálogo de igual para igual e significativo sobre este assunto importante”, acrescentou.

Putin disse que os EUA estão, há anos, a ignorar as iniciativas russas de desarmamento e “o tempo todo à procura de pretextos para desmantelar o sistema de segurança existente”. Ao mesmo tempo, negou que a Rússia pretenda agora participar numa nova corrida armamentista com Washington.

Serguei Lavrov disse que Moscovo “tentou fazer todo o possível para salvar o tratado INF [Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty], tendo em conta a sua importância para a segurança estratégica na Europa e no mundo”. Enquanto isso, o chefe da Defesa disse que os EUA “anda há anos a infringir o tratado” de desarmamento acordado durante a Guerra Fria.

Os Estados Unidos da América anunciaram este sábado que iriam suspender a sua participação no tratado INF, o acordo de desarmamento que têm com a Rússia.

Os EUA deram à Rússia até hoje para cumprir o INF de maneira “verificável”, um ultimato que foi rejeitado pelas autoridades deste país, que acusou Washington de aumentar o risco de uma guerra nuclear no mundo ao abandonar os principais tratados de desarmamento para a segurança internacional.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.