Putin responde aos EUA e retira Rússia de tratado nuclear

Yuri Kochetkov / EPA

Vladimir Putin anunciou este sábado que a Rússia vai suspender a participação no tratado de armas nucleares de alcance intermédio em resposta à retirada dos Estados Unidos do acordo.

“Os nossos parceiros americanos anunciaram a suspensão da sua participação no acordo, então nós também a suspenderemos“, afirmou Vladimir Putin, citado por agências de notícia russas, durante um encontro com os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, Serguei Lavrov e Serguei Shoigu.

“A Rússia não mais tomará a iniciativa de negociar o desarmamento com os Estados Unidos. Vamos esperar até que os nossos parceiros tenham amadurecido o suficiente para ter um diálogo de igual para igual e significativo sobre este assunto importante”, acrescentou.

EUA anunciam suspensão de tratado nuclear com a Rússia

Putin disse que os EUA estão, há anos, a ignorar as iniciativas russas de desarmamento e “o tempo todo à procura de pretextos para desmantelar o sistema de segurança existente”. Ao mesmo tempo, negou que a Rússia pretenda agora participar numa nova corrida armamentista com Washington.

Serguei Lavrov disse que Moscovo “tentou fazer todo o possível para salvar o tratado INF [Intermediate-Range Nuclear Forces Treaty], tendo em conta a sua importância para a segurança estratégica na Europa e no mundo”. Enquanto isso, o chefe da Defesa disse que os EUA “anda há anos a infringir o tratado” de desarmamento acordado durante a Guerra Fria.

Os Estados Unidos da América anunciaram este sábado que iriam suspender a sua participação no tratado INF, o acordo de desarmamento que têm com a Rússia.

Os EUA deram à Rússia até hoje para cumprir o INF de maneira “verificável”, um ultimato que foi rejeitado pelas autoridades deste país, que acusou Washington de aumentar o risco de uma guerra nuclear no mundo ao abandonar os principais tratados de desarmamento para a segurança internacional.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …