Putin ordena retirada de tropas da fronteira com Ucrânia

Kremlin

Vladimir Putin (foto: Kremlin)

Vladimir Putin (foto: Kremlin)

O Presidente russo Vladimir Putin ordenou esta segunda-feira o fim dos exercícios militares nas regiões fronteiriças com a Ucrânia, numa nota em que o Kremlin pede também à Ucrânia que retire imediatamente as tropas da zona oriental do país.

“Uma vez que chegou ao fim o treino das tropas, previsto na primavera, que incluía movimentos nas regiões de Rostov, Belgorod e Bryansk, o Presidente russo ordenou ao Ministro da Defesa que faça regressar às bases permanentes as tropas a participar nestes exercícios”, de acordo com uma declaração enviada às agências noticiosas russas.

As tropas russas estão destacadas, desde março, nas três regiões que fazem fronteira com a Ucrânia, o que levou as novas autoridades de Kiev, bem como os países ocidentais, a considerar a possibilidade de uma invasão russa.

A Rússia já tinha divulgado recentemente ordens para retirada de tropas, mas a NATO afirma que elas nunca foram cumpridas. Analistas acreditam que as tensões na região podem diminuir na Ucrânia caso a Rússia retire parte dos 40 mil soldados que possui lá.

A tensão entre Rússia e o Ocidente está em alta desde fevereiro, quando o presidente ucraniano pró-Kremlin, Viktor Yanukovich, foi derrubado do poder após meses de manifestações de rua.

Depois do episódio, a Rússia anexou a região da Crimeia. Forças de segurança ucranianas chegaram a entrar em confronto com milícias pró-Rússia no leste do país.

ZAP / Lusa / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.