Putin olha “com simpatia” para Donald Trump

3

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou hoje uma manifestação indireta de apoio ao candidato presidencial norte-americano Donald Trump, dizendo que olha “com simpatia” para quem defende uma relação com a Rússia baseada na igualdade.

“Nós estamos a olhar cuidadosamente para o que está a acontecer nos Estados Unidos e, claro, vemos com simpatia aqueles que afirmam publicamente que é necessário construir uma relação com a Rússia na base da igualdade”, disse o chefe de Estado ryusso, Vladimir Putin, numa intervenção na televisão.

Nunca nomeando o candidato presidencial do Partido Republicano, Donald Trump, diretamente, Putin deixou, ainda assim, claro que se referia ao magnata, que várias vezes expressou de forma enfática a sua vontade de trabalhar com o líder russo, chegando a dizer que considerava Putin um líder melhor do que Barack Obama.

Os elogios de Trump a Putin, que é criticado por muitos no Ocidente devido às suas posições sobre a Ucrânia e a Síria, geraram críticas nos Estados Unidos, particularmente da rival do Partido Democrata, Hillary Clinton.

Na intervenção na televisão, Putin disse ainda que “as tentativas de recriar a imagem de um ‘império do mal’ e assustar as pessoas comuns desta maneira são uma tentativa de manipular a opinião pública”.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.