Putin não está arrependido de ter anexado a Crimeia

Yuri Kochetkov / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente russo Vladimir Putin, numa entrevista exibida este domingo a assinalar os seus 15 anos no poder, diz não estar arrependido da anexação da Crimeia, em 2014, que anulou “uma injustiça histórica”.

“Penso que fizemos o correto e não me arrependo de nada”, afirmou sobre a decisão de reaver a península do Mar Negro da Ucrânia, numa entrevista à televisão estatal.

“Quando defendemos os nossos interesses, vamos até ao fim”, disse, citado pela Agência France Presse.

Explicando a motivação que esteve na origem da tomada da Crimeia, Putin disse ter sido a correção de um erro histórico, depois do líder soviético Nikita Krushchev ter transferido aquela península da Rússia para a Ucrânia em 1954, o que na altura foi apenas um gesto simbólico já que os dois países pertenciam à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

No documentário “Presidente”, exibido no canal Rossiya1, Putin citou informações dos serviços especiais russos no final da década de 1990 que indicavam “contactos diretos entre combatentes do Cáucaso Norte e representantes das forças especiais norte-americanas no Azerbaijão”.

Como primeiro-ministro, em 1999, Putin iniciou a segunda guerra na Chechénia, que terminou oficialmente em 2009.

Putin, de 62 anos, disse que os serviços especiais do Ocidente aparentemente apoiaram os militantes porque acreditavam que qualquer opositor da Rússia deveria ser tratado como um aliado.

“Algumas pessoas, em particular as forças especiais dos países ocidentais, pensavam que se alguém estava a trabalhar para desestabilizar o seu principal opositor geopolítico – que, percebemos agora, na cabeça desses sempre foi a Rússia – então é geralmente em seu benefício. Descobriu-se que não é o caso”, afirmou.

O líder russo, considerado pela revista norte-americana Time como a pessoa mais influente do mundo, criticou as sanções impostas pelos Estados Unidos e a Europa, considerando-as “nada mais do que outra tentativa de conter o desenvolvimento da Rússia”.

“Estou profundamente convencido que não estamos a quebrar as regras do jogo. Isso diz respeito às nossas relações com a Ucrânia e à situação na Crimeia”, disse Putin, citando leis internacionais e a Carta das Nações Unidas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …