Publicados os nomes de 4427 espanhóis mortos em campos de concentração austríacos

O Boletim Oficial do Estado espanhol publicou esta sexta-feira a lista dos 4427 espanhóis mortos nos campos de concentração nazi de Mauthausen e de Gusen, na Áustria, para permitir aos seus familiares registá-los como falecidos.

Num comunicado, o Ministério da Justiça indicou que a publicação, decidida pela juíza responsável pelo Registo Civil Central espanhol, cumpre com uma das iniciativas da lei da memória histórica para a indemnização das vítimas do nazismo.

Os familiares e as partes interessadas terão a possibilidade de apresentar alegações e solicitar correções no prazo de um mês. Deste modo, serão incluídos no registo de mortos, estatuto que ainda não tinham. A lista dos 4427 espanhóis anotada na Direção-Geral dos Registos e do Notariado foi comparada com outras bases de dados.

Segundo o Governo espanhol, pretende-se assim agradecer e indemnizar os mais de dez mil espanhóis que foram deportados em campos de concentração nazis após a Guerra Civil espanhola (1936-1939), mais de metade dos quais morreu.

Estavam “privados da sua nacionalidade espanhola por decisão do Governo de Franco, declarados apátridas”, salientou o Ministério da Justiça.

A ministra da Justiça em funções, Dolores Delgado, considerou esta sexta-feira um “dever de memória e justiça” a publicação da lista. Esta medida, que segundo a ministra chega tarde, “pretende homenagear a memória de um coletivo que defendia valores democráticos contra o totalitarismo”. Delgado refere ainda que a intenção do Governo é “continuar a trabalhar no registo, incluindo vítimas espanholas de outros campos [de concentração]”.

A lista, corroborada por uma equipa de investigação da Universidade Complutense de Madrid, a associação Amical de Mauthausen e outras vítimas, dá origem à folha de pagamento de pessoas mortas nos campos da Áustria, as quais o Governo franquista “ignorou”, segundo Delgado.

“Como ministra da Justiça é uma honra promover esta iniciativa que constitui mais um passo para cumprir um dos objetivos: o retorno da cidadania aos nossos compatriotas vítimas do nazismo”, escreveu Dolores Delgado na sua conta da rede social Twitter.

Em abril, o Conselho de Ministros concordou em estabelecer o 5 de maio como o dia de homenagem às vítimas espanholas nos campos de concentração.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia candidatura à liderança do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou, no Facebook, novidades para terça-feira, às 21h, num hotel do Porto. Luís Marques Mendes disse, na SIC, que será nessa altura que apresentará a sua candidatura à liderança do CDS. …

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …