Publicados os nomes de 4427 espanhóis mortos em campos de concentração austríacos

O Boletim Oficial do Estado espanhol publicou esta sexta-feira a lista dos 4427 espanhóis mortos nos campos de concentração nazi de Mauthausen e de Gusen, na Áustria, para permitir aos seus familiares registá-los como falecidos.

Num comunicado, o Ministério da Justiça indicou que a publicação, decidida pela juíza responsável pelo Registo Civil Central espanhol, cumpre com uma das iniciativas da lei da memória histórica para a indemnização das vítimas do nazismo.

Os familiares e as partes interessadas terão a possibilidade de apresentar alegações e solicitar correções no prazo de um mês. Deste modo, serão incluídos no registo de mortos, estatuto que ainda não tinham. A lista dos 4427 espanhóis anotada na Direção-Geral dos Registos e do Notariado foi comparada com outras bases de dados.

Segundo o Governo espanhol, pretende-se assim agradecer e indemnizar os mais de dez mil espanhóis que foram deportados em campos de concentração nazis após a Guerra Civil espanhola (1936-1939), mais de metade dos quais morreu.

Estavam “privados da sua nacionalidade espanhola por decisão do Governo de Franco, declarados apátridas”, salientou o Ministério da Justiça.

A ministra da Justiça em funções, Dolores Delgado, considerou esta sexta-feira um “dever de memória e justiça” a publicação da lista. Esta medida, que segundo a ministra chega tarde, “pretende homenagear a memória de um coletivo que defendia valores democráticos contra o totalitarismo”. Delgado refere ainda que a intenção do Governo é “continuar a trabalhar no registo, incluindo vítimas espanholas de outros campos [de concentração]”.

A lista, corroborada por uma equipa de investigação da Universidade Complutense de Madrid, a associação Amical de Mauthausen e outras vítimas, dá origem à folha de pagamento de pessoas mortas nos campos da Áustria, as quais o Governo franquista “ignorou”, segundo Delgado.

“Como ministra da Justiça é uma honra promover esta iniciativa que constitui mais um passo para cumprir um dos objetivos: o retorno da cidadania aos nossos compatriotas vítimas do nazismo”, escreveu Dolores Delgado na sua conta da rede social Twitter.

Em abril, o Conselho de Ministros concordou em estabelecer o 5 de maio como o dia de homenagem às vítimas espanholas nos campos de concentração.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …