/

PSP teme desacatos na manifestação do Chega

6

A PSP de Lisboa está a encarar com alguma apreensão a manifestação do Chega, sob o lema “Portugal não é racista”.

As forças de segurança temem desacatos entre elementos da extrema-direita nacionalista e grupos antifascistas que possam aparecer no percurso entre o Marquês de Pombal e a Praça do Comércio, este sábado.

“Estarão no terreno equipas à civil para monitorizar movimentações suspeitas. Também as equipas da Unidade Especial de Polícia estarão de prevenção”, admite uma fonte da PSP ao Expresso.

Apesar de algumas fontes da PSP admitem ter receio de que, no caso de haver confrontos com elementos antirracistas, alguns agentes possam tomar partidos dos manifestantes ligados ao partido de André Ventura, devido a simpatias partidárias, Peixoto Rodrigues, sindicalista da PSP, nega essa ideia.

“Não admito que haja parcialidade numa hipotética intervenção policial. Um polícia decide a favor da lei”, referiu o sindicalista, que também foi candidato às europeias pela coligação Basta.

O próprio André Ventura admite que há “alguns riscos” nesta manifestação, mas garante o Chega está a trabalhar em conjunto com a PSP de Lisboa para evitar episódios de violência.

Tudo o que queremos é evitar violência. Esperamos que a manifestação se possa realizar de uma forma ordeira e mostrar que o nosso país não é racista”, disse ao Expresso.

“Não queremos arriscar nem desacatos nem contágios por covid-19. Acreditamos no civismo dos manifestantes, além disso o trajeto é curto, pelo que acho que vamos conseguir evitar riscos desnecessários”, acrescentou. Neste sentido, ao longo do percurso, haverá um carro de apoio com voluntários a distribuir máscaras e álcool gel.

O protesto, cujo objetivo é contrariar a ideia de que “Portugal é um país racista e de que existe na sociedade um problema de racismo estrutural”, está marcada para as 14h e sairá do Marquês de Pombal em direção ao Terreiro do Paço.

ZAP //

6 Comments

  1. Alguém em perfeito juízo acredita ou tem provas de um racismo sistemático em Portugal?

    Existem pessoas racistas? Sim, como em qualquer lugar no mundo — dai a extrapolar para racismo sistémico, sejam adultos e conscientes.

    Isto parece a máquina de ‘propaganda’ dos Dems. Progressistas (retrogados) dos EUA a atravessar o Atlântico.

  2. Esta é a manifestação mais idiota que já alguma vez vi. Estão algumas dezenas de pessoas a perder o seu tempo para fazer isto… Enfim, não há bola para se atirar chouriços ao árbitro arranja-se uma manifestação para dizer que está tudo bem em Portugal…

  3. Agora que é ex-comentador já ninguém lhe passa cartão. O Vieira devia ser responsabilizado por lhe ter dado protagonismo indevido.

  4. PSP teme desacatos? Seria chato não poderem descansar, para irem fazer gratificados para o Pingo Doce após o serviço.

    • Oh lerdo que doi… seria melhor haver desacatos a toda a hora para eles nem sequer poderem ir fazer gratificados, não era??
      Enfim…

  5. Por acaso disse que deveria haver desacatos? Lerdo? Com certeza que com saídas dessas deves ser chamado de Lerdo muitas vezes. Possivelmente deves ter alguma deficiência cognitiva. não se deve gozar com pessoas com problemas mentais, por isso podes escrever à vontade não vou responder.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.