PSP teme desacatos na manifestação do Chega

A PSP de Lisboa está a encarar com alguma apreensão a manifestação do Chega, sob o lema “Portugal não é racista”.

As forças de segurança temem desacatos entre elementos da extrema-direita nacionalista e grupos antifascistas que possam aparecer no percurso entre o Marquês de Pombal e a Praça do Comércio, este sábado.

“Estarão no terreno equipas à civil para monitorizar movimentações suspeitas. Também as equipas da Unidade Especial de Polícia estarão de prevenção”, admite uma fonte da PSP ao Expresso.

Apesar de algumas fontes da PSP admitem ter receio de que, no caso de haver confrontos com elementos antirracistas, alguns agentes possam tomar partidos dos manifestantes ligados ao partido de André Ventura, devido a simpatias partidárias, Peixoto Rodrigues, sindicalista da PSP, nega essa ideia.

“Não admito que haja parcialidade numa hipotética intervenção policial. Um polícia decide a favor da lei”, referiu o sindicalista, que também foi candidato às europeias pela coligação Basta.

O próprio André Ventura admite que há “alguns riscos” nesta manifestação, mas garante o Chega está a trabalhar em conjunto com a PSP de Lisboa para evitar episódios de violência.

Tudo o que queremos é evitar violência. Esperamos que a manifestação se possa realizar de uma forma ordeira e mostrar que o nosso país não é racista”, disse ao Expresso.

“Não queremos arriscar nem desacatos nem contágios por covid-19. Acreditamos no civismo dos manifestantes, além disso o trajeto é curto, pelo que acho que vamos conseguir evitar riscos desnecessários”, acrescentou. Neste sentido, ao longo do percurso, haverá um carro de apoio com voluntários a distribuir máscaras e álcool gel.

O protesto, cujo objetivo é contrariar a ideia de que “Portugal é um país racista e de que existe na sociedade um problema de racismo estrutural”, está marcada para as 14h e sairá do Marquês de Pombal em direção ao Terreiro do Paço.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém em perfeito juízo acredita ou tem provas de um racismo sistemático em Portugal?

    Existem pessoas racistas? Sim, como em qualquer lugar no mundo — dai a extrapolar para racismo sistémico, sejam adultos e conscientes.

    Isto parece a máquina de ‘propaganda’ dos Dems. Progressistas (retrogados) dos EUA a atravessar o Atlântico.

  2. Esta é a manifestação mais idiota que já alguma vez vi. Estão algumas dezenas de pessoas a perder o seu tempo para fazer isto… Enfim, não há bola para se atirar chouriços ao árbitro arranja-se uma manifestação para dizer que está tudo bem em Portugal…

  3. Agora que é ex-comentador já ninguém lhe passa cartão. O Vieira devia ser responsabilizado por lhe ter dado protagonismo indevido.

  4. PSP teme desacatos? Seria chato não poderem descansar, para irem fazer gratificados para o Pingo Doce após o serviço.

    • Oh lerdo que doi… seria melhor haver desacatos a toda a hora para eles nem sequer poderem ir fazer gratificados, não era??
      Enfim…

  5. Por acaso disse que deveria haver desacatos? Lerdo? Com certeza que com saídas dessas deves ser chamado de Lerdo muitas vezes. Possivelmente deves ter alguma deficiência cognitiva. não se deve gozar com pessoas com problemas mentais, por isso podes escrever à vontade não vou responder.

RESPONDER

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …