PSP detém ativistas que se acorrentaram frente à AR em protesto pelos direitos dos animais

Zanthia / Flickr

A PSP retirou esta segunda-feira da frente da Assembleia da República (AR), em Lisboa, os oito ativistas que esta manhã se acorrentaram às guaritas das sentinelas, num protesto pelos direitos dos animais.

Perto de duas horas depois de os ativistas terem chegado, cerca de 20 elementos da Unidade Especial de Polícia levaram-nos em braços para carrinhas junto à entrada do parlamento, onde os jovens foram algemados e colocados. Segundo a PSP, quatro jovens vão ser levados para a esquadra da Lapa e outros quatro para Campo de Ourique.

Antes de serem retirados, o pessoal da AR cortou as correntes com que os ativistas se tinham prendido às guaritas, noticiou a agência Lusa. O grupo de ativistas acorrentou-se num protesto que reclama mudanças na legislação para conceder direitos a todos os animais, sejam ou não de companhia.

Os jovens chegaram frente ao parlamento por volta das 09:00 e dividiram-se em dois grupos de quatro que se sentaram na escadaria que dá acesso à porta principal da AR. Os manifestantes tinham ao pescoço correntes presas com cadeados e estavam sentados ao lado das guaritas onde normalmente a GNR tem as sentinelas à porta do parlamento. Ao fundo da escadaria principal, outros ativistas entoaram canções alusivas ao protesto promovido pela organização DXE (Direct Action international).

Entre as reivindicações deste grupo está o direito de os animais terem representação legal de, não serem propriedade, de não serem mortos, de terem direito a um ‘habitat’ próprio e de serem resgatados.

Nas mãos, os manifestantes tinham rosas vermelhas aludindo ao caso de uma galinha chamada Rose que foi resgatada nos Estados Unidos e se tornou um símbolo da luta pelos direitos dos animais.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.