/

PSP apreendeu quase 9000 armas em 2018, o ano de todos os recordes

No ano passado, a PSP apreendeu um número recorde de armas: um total de 8979, mais de 200% de aumento em relação a 2014. Em média foram apreendidas 25 armas por dia, avança o Diário de Notícias esta quarta-feira.

De acordo com o diário, que teve acesso a um balanço oficial desta força policial, a maior fatia (40%) de armas apreendidas são as de caça, com um total de 3581, seguidas das armas de calibres proibidos, com 38% e um total de 3467.

Quanto às chamadas armas de defesa pessoal (pistolas e revólveres), foram apreendidas 935, representando cerca de 10% do total, revela o Diário de Notícias.

Estas armas foram apreendidas em todo o território nacional, com incidência para os maiores distritos e aqueles em que há mais armas registadas: Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Leiria. A destruição de armas também superou todos os valores dos últimos cinco anos, com um aumento de 66% em relação a 2014, escreve o DN.

Segundo a PSP, na origem deste aumento de apreensões está a maior pressão no controlo e fiscalização. Em abril de 2018, o diretor nacional da PSP, Luís Farinha, determinou a criação de 51 equipas de fiscalização de armas e explosivos em todo o país – pondo a competência da fiscalização dos núcleos especializados em cada um dos comandos. “É evidente que a atividade destas equipas teria de se fazer notar”, sublinha Pedro Moura, diretor do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP ao diário.

Os mesmos dados apontam que entre 2017 e 2018 houve já um incremento de mais 845 ações de fiscalização, num total de 5490 vistorias e fiscalizações no ano passado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.