Um vídeo divulgado nas redes sociais está a gerar polémica e a levantar acusações de abuso de força contra agentes da PSP que detiveram um homem, alegadamente deficiente psíquico, num supermercado em Loures, no distrito de Lisboa.
Nas imagens, é possível ver um agente a agarrar um homem e a atirá-lo ao chão, numa superfície comercial, alegadamente um Pingo Doce em Loures, enquanto este grita e resiste.
“Senhor agente, não faça isso”, é o apelo que se ouve, como voz de fundo do vídeo, enquanto o homem no chão vai gritando “filmem isto, filmem”. Uma senhora idosa, que será mãe do cidadão detido, tenta afastar o polícia. “Calma, ele é doente”, ouve-se.
As circunstâncias que antecederam esta situação não são conhecidas, mas o autor do vídeo, que não é identificado, assegura que o “polícia usou da força para imobilizar” o indivíduo que estaria “aparentemente exaltado”, conforme cita o Jornal de Notícias.
O Correio da Manhã apurou, junto de fonte da PSP, que o homem estaria “a retirar dos tapetes das caixas do supermercado os produtos comprados por outros clientes” e que “não se mostrou cooperante, pelo que foi detido por desobediência, resistência e coacção”.
Ao jornal i, fonte oficial da PSP reforça que o homem “estava a causar desacatos”, empurrando “a cancela das caixas de pagamento” e com “um tratamento hostil e agressivo para com as funcionárias”.
O agente da força policial que estava a prestar “serviço remunerado” no supermercado solicitou ao indivíduo para “abandonar o local”, o que ele recusou, mantendo o comportamento agressivo, refere a PSP ao i.
“Atendendo à contínua perturbação, à recusa em abandonar o local ou em acatar qualquer ordem do agente e finalmente à recusa em se identificar, foi-lhe dada voz de detenção”, afiança a mesma fonte.
“Uma vez que o cidadão resistiu à algemagem, tal obrigou o agente e os seus colegas que entretanto chegaram em apoio, a utilizar a força para o imobilizar, de acordo com os procedimentos definidos”, conclui a PSP.
Num segundo vídeo, é possível ver três agentes a tentarem imobilizar o homem, enquanto um quarto acalma a senhora idosa que será sua mãe.
Fonte oficial do Pingo Doce revelou ao Diário de Notícias que o caso está “em processo de averiguação interna” e que não há ainda “informação integral da situação”.
Certo, de acordo com esta mesma fonte, é que “o normal funcionamento” do supermercado “estava a ser perturbado e que o agente terá procurado repor a ordem“.
Entretanto, o cidadão terá já sido libertado, avança o CM, e deverá apresentar-se perante um juiz esta quinta-feira.
O que vejo é um cidadão, deficiente ou não, a ser detido e a resistir a essa detenção!
A resistência à detenção obriga a que os agentes da PSP tenham de usar da força para concretizar a detenção.
Nada de mais!
Isto não é mais do que sensacionalismo sobre uma ação perfeitamente normal das forças de segurança.
Não vi em momento algum, excesso de força. A força foi proporcional à força que o individuo está a fazer para evitar a detenção!
Deficiente ou não, tem de acatar as ordens que lhe são dadas pelas autoridades!
E ao pedir que filmem demonstra o que pretendia, fazer-se de vitima!
+1
100% de acordo.
Excelente comentário. Absolutamente de acordo!
Pois, coitadinho do anjinho!…
É deficiente, é…
Aposto que a sua maior deficiência é a falta de civismo, educação e cultura!!
E mesmo que alguém seja “doente”, já pode partir/mandar tudo pelo ar e fazer o que lhe apetece; não?!
Era só o que faltava!…
Haja lei, ordem e respeito!
A polícia esteve muito bem e eu apoio a sua acção a 100%!!
.
PS: O artista é “deficiente psíquico”, mas quando estava no chão ia gritando: “filmem isto, filmem”!!
Coitado, nota-se que não tinha consciência nenhuma do que se estava a passar!…
Concordo em absoluto!
Pessoalmente começo a estar farto de termos polícias que nada podem fazer. Concordo que não se pode passar para o oposto, como se vê um pouco nos EUA. Mas discordo completamente da pressão que há sobre qualquer polícia que tome uma decisão no momento, a quente. Neste caso concreto, e admitindo o que o sujeito estaria a fazer, assim como à resistência que parece oferecer à detenção, o polícia agiu corretamente. E vê-se inclusivamente no final do vídeo que o próprio polícia ter-se-á apercebido que o cidadão poderia ser deficiente mental, pelo que as pessoas referiam durante a tentativa de detenção. No entanto, em muitas situações esta deficiência não é de tal forma evidente que não possa ser confundida com um estado de embriaguez ou apenas mau comportamento. O polícia pareceu-me sensato e acho que agiu bem.
O agente esteve muito bem nas suas funções.
É graças a pessoas como vocês, com uma visão como a vossa, que Portugal é, foi e sempre será um país de merda.
A crise não está na falta de dinheiro está sim nessa mentalidade mesquinha e perversa que se alimenta da desgraça alheia e anseia que haja sempre um “superior” ou uma “autoridade” que nos diga o que fazer.
Mas deixem lá… as nossas opiniões morrem aqui e a Terra continua a girar.
…antifa…
Não. É precisamente a sua mentalidade tacanha que faz com que o país esteja a ir para a desordem total. Criminosos a bater em polícias (veja no youtube). Até entram pelas esquadras dentro para bater na polícia!!! Mas que merda é esta? Isto é o Brasil ou quê?
Antifa? Os terroristas? Que moral que têm. Concordo com “Nada disso”.
Portugal não é, não foi e nunca será um país de merda!!
Tem é algum indevidos como tu que, em vez de neurónios, tem caca na cabeça – como se comprova facilmente pela “classe” dos teus comentários!
Mas, para o bem de todos, podes (e deves) ir para um país onde não há lei nem ordem (tipo Somália), onde certamente que serás muito feliz – Portugal e os portugueses (e todas a gente e países civilizados) agradecem!!
PS: No caso de também seres “deficiente psíquico” como o do vídeo (o que é bastante provável, dada a “qualidade” dos teus comentários!), ficas já a saber que mesmo com essa condição, não tens o direito de faltar ao respeito aos outros, causar desordem, nem muito menos a partir ou mandar tudo pelo ar!!
Percebido?
Onde escrevi “indevidos” deve ler-se “indivíduos”!
Incrível!
É deficiente, mas com enorme capacidade para desobedecer e reagir.
Diante dos desacatos o polícia fez o que devia fazer.
Estou com o policia. Há pessoas que defendem que cada um pode fazer o que quer, e as forças de segurança, têm que ficar quietas. Como é que que poderemos ter segurança no nosso país, se os policias é que acabam por serem culpados quando nos tentam defender. Aquelas pessoas que criticam o policia, deveriam ter uma filha, ou eles mesmos estarem na situação das funcionárias, e depois eu queria ver se pensavam da mesma forma.
Devemos apoiar as nossas forças de segurança, querendo sempre que ajam com sabedoria diante das circunstâncias, e não com violência desnecessária, ou abuso de poder. Ser policia neste país não é fácil.
O atrasado mental é quem chama de “merda” a este país.
Coitado a anarquia da sua mente, não consegue sequer aceitar a opinião de terceiros, acha ele, ser o supremo capaz de impingir a sua ideia ou pensamento egocêntrico.
Sr. uni antifa … qualquer coisa, exijo-lhe respeito pelo meu País e por todos os que nele vivem e lhe concedem a liberdade de publicamente dizer o que lhe vai nessa pouca e negra massa cinzenta.
…aquilo que observo da acção policial, é o uso da força necessária para controlar e imobilizar um individuo que perturbava e punha em causa a segurança publica.
De todos os comentários feitos até agora nesta publicação, não vejo um a defender o cidadão. Todos estão do lado do policia.
Eu como não sigo multidões, penso por mim e não quero manter uma monogenia de pensamento, vou dizer o contrário…
Bolas, esta revolta não é para esta noticia…
Agora a sério, 100% de acordo com a intervenção do sr agente da autoridade.
O pior é se a polícia com todo este apoio começa a funcionar começa a funcionar como antes do 25 Abril 74. Os agentes da PSP e GNR eram autênticas bestas , com bárbaras agressões por dá cá aquela palha. Os atuais não são melhores. Estão mais contidos, mas se lhes tiram o açaime, cravam os dentes. É preciso cuidado com essa gente e não lhes dar muitos amens .
Sendo assim, e levando em conta os teus brilhantes comentários, acho que todos depreendemos que deves ser, ao mesmo tempo, “agente” da PSP e da GNR!!
são vírus adormecidos por falta de ambiente propicio á sua propagação, se lho proporcionarem alastra uma epidemia que varre tudo, os bonzinhos civilizados e defensores dos bons costumes à cacetada e os bárbaros que estão sempre reclamando por não terem jeito pró favorzinho e pró “faça lá o jeitinho”.
Cuidado, muito cuidado mesmo, temos de ter com a “bandidagem” que grassa neste País de brandos costumes… Temos de devolver autoridade às autoridades!
Querem ver que agora uma vez mais quem vai ser o mau da fita vai ser o polícia e o coitadinho do malfeitor ainda vai receber alguma indemnização por este caminhar daqui a pouco estamos como no Brasil!.
Bonito vai ser no dia em que a polícia mande os críticos chamar o Batman e o Xerife de Gotham para tomar conta das ocorrências
toda a gente comenta mas ninguém esteve lá para servir de testemunha e já se acham todos donos da razão. Pode-se concluir zero, mas pode-se pressupor que provavelmente a razão estará do lado da força da autoridade.