PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

C.Gavelle / PSG

Zlatan Ibrahimovic em jogo do PSG

Messi, Neymar e Mbappé são três das “estrelas” do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente.

Não serão todos os olhos postos, mas quase: o Paris Saint-Germain inicia nesta quarta-feira o seu percurso na Liga dos Campeões 2021/22. Já foi candidato à conquista do troféu nos últimos anos mas, agora, com Lionel Messi em campo, a expectativa e a responsabilidade aumentam.

Há expectativa porque Messi não está sozinho. O plantel francês tem Keylor Navas, Gigi Donnarumma, Sergio Ramos e Nuno Mendes (reforços deste verão), Danilo, Herrera, Wijnaldum, Di María, Mbappé, Neymar, Messi… Um dos dois elencos mais valiosos do futebol atual, ao lado do Manchester City.

Haverá muitos adeptos a querer ver os jogos do emblema francês que, entre os candidatos, é um dos mais modestos no que diz respeito ao currículo europeu. A estreia nas competições da UEFA aconteceu apenas em 1982.

A partir daí esteve nos palcos europeus em quase todas as temporadas, com destaque para a conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1996, com Youri Djorkaeff e Patrice Loko em destaque.

Os franceses estrearam-se na Liga dos Campeões na época que terminou com o FC Porto campeão europeu, 1986/87.

Depois de apuramentos esporádicos, esta será a 10.ª participação consecutiva do PSG na Liga dos Campeões. E que plantel havia em Paris em 2012/13, quando o PSG chegou aos quartos-de-final?

Salvatore Sirigu era o guarda-redes titular. Na defesa o Brasil dominava: Thiago Silva, Alex e Maxwell eram opções constantes, tal como Christophe Jallet e Gregory van der Wiel.

No meio-campo jogavam Jérémy Ménez, Javier Pastore ou Blaise Matuidi. E, já em 2013, foi contratado um tal David Beckham. À frente, Zlatan Ibrahimović. E os outros: Ezequiel Lavezzi, Kévin Gameiro.

Muita qualidade mas, nove anos depois, o nível é claramente outro. E será exibido a partir desta noite, na Bélgica, contra o Club Brugge.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …