PSD pede reforço da tele-saúde para acompanhamento de doentes

O PSD entregou na quarta-feira no Parlamento um projeto de resolução no qual pede um reforço nas respostas à distância para melhorar a qualidade do acompanhamento dos pacientes, recordando o plano estratégico nacional de tele-saúde aprovado pelo Governo em novembro de 2019, ainda sem execução.

Segundo o Público, o PSD apontou os cuidados de saúde primários como a “porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, agora “menos acessível” devido à pandemia, evidenciando “a necessidade de serem facultadas aos utentes novas formas de cuidados de saúde e novos serviços e meios de acesso, bem como de vigilância e prevenção”.

Para os sociais-democratas, a resposta deve passar pela telemedicina e pela tele-saúde, através de teleconsultas, telemonitorização, teleconsultoria e teleassistência.

Apesar do aumento das consultas à distância no último ano, o PSD destacou que “muitas das teleconsultas realizadas não foram além de contactos telefónicos, não permitindo o contacto visual entre o profissional de saúde e o utente”.

“Decorrido um ano de pandemia, e sem que o fim desta possa ainda ser antecipado com segurança, urge repensar a estratégia adotada de urgência e otimizar a estratégia de futuro, estruturando o caminho com base no que já se fez e no que já se aprendeu com o uso da tele-saúde, até aos dias de hoje”, lê-se no projeto.

Para o PSD, esta medida deverá envolver “vários parceiros da rede social e da saúde, finanças, entidades regulamentares, ordens profissionais, educação, indústria e sociedade civil (incluindo associações de doentes e cuidadores), com recurso a soluções tecnológicas fiáveis, custo-efetivas e fáceis de utilizar”.

O partido propôs que se criem, até junho, acesso aos médicos de família ou médicos assistentes através de teleconsulta e programas de hospitalização domiciliária, de teleassistência e de telemonitorização. A obrigatoriedade da integração dos conhecimentos de tele-saúde na formação poderá ser criada até ao primeiro semestre de 2022.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.