/

PSD quer debate de urgência sobre privatização da TAP

PSD apelou esta terça-feira que se faça urgentemente um debate no Parlamento para perceber o acordo do Governo sobre a privatização da TAP.

O partido pediu a realização de um debate de urgência na Assembleia para abordar os contornos do acordo assinado no sábado passado pelo Governo sobre a privatização da TAP, avança o Diário de Notícias.

Este requerimento foi assinado pelo líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e já deu entrada no Parlamento.

O texto refere que é importante “conhecer, debater e avaliar no quadro da Assembleia da República, a operação de reversão parcial da privatização de 61% do capital social da TAP, que confere agora ao Estado a posse ambígua de 50% das ações da empresa”.

O documento sublinha ainda ser necessário conhecer as condições do novo negócio e “implicações para o Estado e para o erário público, bem como as respetivas consequências para a estabilidade e sustentabilidade da empresa”.

Além disso, também formalizou um documento para ouvir na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, assim como o pedido de uma cópia do acordo e outra documentação relacionada.

Segundo o DN, o PSD recorda que o contrato de privatização feito pelo anterior Governo “permitiu de imediato à TAP ambicionar um funcionamento mais equilibrado, livre de espartilhos, com a entrada de ‘dinheiro fresco’“.

No texto deste requerimento, o partido refere que subsiste “um grau de indefinição na empresa que poderá vir a revelar-se problemático para o seu desenvolvimento futuro e para a estabilidade dos seus trabalhadores”.

Também o PS quer ouvir com a máxima urgência o ministro Pedro Marques sobre este novo acordo alcançado com o consórcio Atlantic Gateway, revela o mesmo jornal.

Os deputados socialistas querem que o governante explique no Parlamento as “implicações para o futuro da empresa”, tendo em conta que a TAP se trata de “uma das maiores empresas exportadoras” do país.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.