PSD passa para a frente (mas empata com PS)

1

ZAP // Mário Cruz / Lusa

Mesmo com comissão da TAP, PS não registou alteração nas intenções de votos, em nova sondagem. PSD passa para a frente.

O Partido Social Democrata (PSD) passa para a frente nas intenções de voto para as próximas eleições legislativas, segundo a sondagem publicada pelo Público, RTP e Antena 1.

O PSD aparece com 33%, ligeiramente à frente do Partido Socialista (PS), que tem 32%. Na prática, é um empate técnico.

O último inquérito havia sido realizado em Fevereiro e colocava o PS na frente, igualmente com 32% – ou seja, de acordo com este estudo, a comissão parlamentar de inquérito à TAP não afectou os adeptos do PS.

Nessa altura, há cinco meses, o PSD estava no segundo lugar com 31%. Subiu dois pontos percentuais entretanto.

O Chega continua no terceiro lugar, mas desceu um ponto percentual: dos 11% para os 10%.

Percurso semelhante para a Iniciativa Liberal (IL): desce dos 8% para os 7%. A IL surge agora empatada com o Bloco de Esquerda, que manteve os 7%.

CDU (4%) e Livre (2%) continuam com as mesmas percentagens, enquanto PAN e CDS (ambos com 1%) aparecem a seguir. O PAN desceu um ponto percentual.

A direita (os maiores partidos) acumula 51% das intenções de voto, a esquerda consegue 46%.

Olhando para esta sondagem, a taxa de abstenção seria muito mais baixa do que o habitual: 77% dos inquiridos asseguraram que iriam votar de certeza.

Marcelo (bem) longe de Costa

Outra sondagem, publicada pelo DN, JN e TSF, mostra que Marcelo Rebelo de Sousa está muito acima de António Costa, na confiança entre os portugueses.

50% dos portugueses dizem que o presidente da República é o político em quem confiam mais, enquanto o primeiro-ministro só recolhe 15% das preferências nesta questão.

Marcelo subiu na popularidade: tem 53% de avaliações positivas (subiu) e 27% nas negativas (desceu). Costa recolhe 31% de avaliações positivas, mas 50% de negativas.

O ministro que bate recordes negativos é João Galamba. O responsável pelas Infraestruturas, foco no processo TAP, tem 11% de avaliações positivas e 69% negativas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.