PSD e Governo fecham acordo. Obras na Portela para breve e Santarém nas opções estudadas

8

António Pedro Santos/LUSA

Luís Montenegro em reunião com António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, e o líder do PSD, Luís Montenegro, chegaram esta sexta-feira a um acordo relativamente à forma de decidir sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa.

Na reunião, que contou com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, ficou decidido que as obras aeroporto Humberto Delgado vão avançar “em breve”, noticiou o Expresso.

Está também prevista a criação de duas comissões (uma técnica independente e outra de acompanhamento) com um coordenador-geral, que irá elaborar uma avaliação ambiental estratégica sobre possíveis localizações, incluindo a de Santarém. O trabalho deverá estar concluído dentro de um ano.

Questionado pelos jornalistas sobre se as soluções de Montijo e Alcochete serão analisadas, Costa referiu, citado pelo Público, que as “opções em avaliação vão ser mais do que essas” e que por sugestão do PSD outras serão incluídas.

A proposta de Santarém, que está a ser promovida por um grupo de investidores privados, entre os quais se encontra o grupo Barraqueiro, será também estudada, indicou o primeiro-ministro. As várias soluções a avaliar estarão inscritas numa resolução do conselho de ministros dentro de uma ou duas semanas.

Quanto à data de arranque nas obras na Portela, referiu estarem a decorrer negociações com a concessionária e que as obras se devem iniciar após o fim dessas conversações, sem indicar qualquer prazo.

Momentos antes, o líder do PSD tinha dito aos jornalistas que a carta que enviou há dois dias a Costa com as condições para que possa avançar a construção do novo aeroporto de Lisboa teve “um acolhimento generalizado”.

“Estão criadas as condições para que o Governo possa avançar nesta matéria e que daqui a mais ou menos um ano possa tomar a decisão final quanto à localização do futuro aeroporto”, disse, indicando que “nas próximas semanas” o executivo tomará decisões e passos legislativos para concretizar a metodologia acordada.

Na quarta-feira, Montenegro enviou uma carta ao primeiro-ministro em que assumiu a posição do PSD sobre o novo aeroporto de Lisboa, mostrando abertura para a realização de uma avaliação ambiental estratégica sobre as opções de Montijo e Alcochete, entre outras, a concluir no prazo de um ano.

ZAP //

8 Comments

  1. Desde 1969 , jà vamos assistindo a un acumular de “opções” , a este ritmo qualquer aldeia também pode ser mais uma opção , mais um Estudo pago com o dinheiro do Contribuinte ! … que grande negociata !

    • Já chega de gastar dinheiro mal gasto, muito menos quando não o há. Reabilitem o património que temos. Senão, que vão fazer às infraestruturas que temos, onde já foi gasto imenso dinheiro? Não dêem um passo maior que a perna, porque se fi,erem o que o PSD quer, depois eles vão dizer que o PS nos endividou e eles vão ter de estabilizar as costas…

  2. Em Santarém não obrigado!!! Poluição sonora e poluição do ar deve ser longe de qualquer povoação!! E Santarém não quer um aeroporto lá!!

  3. Santarém? Não merece perda de tempo.
    Há que reabilitar as infraestruturas que existem, gastam muuuuito menos dinheiro.
    Há sempre interesses particulares em construções novas. Quem seriam os beneficiários? Só não vê quem não quer, e os portugueses têm de começar a manifestar a sua opinião sem medo, sem tabu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.