PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Gregório Cunha / Lusa

O cabeça de lista às próximas eleições regionais da Madeira pelo Partido Social Democrata (PSD), Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade no parlamento.

Esta noite, o PSD venceu pela 12.ª vez consecutiva as eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira, mas pela primeira vez desde 1976 sem maioria absoluta.

Apurados os resultados finais em todas as freguesias, o PSD obteve 39,46% dos votos, conseguindo fazer eleger 21 dos 47 deputados da Assembleia legislativa madeirense, à frente do PS, que obteve 35,76% e elegeu 19 deputados, e a 3 deputados dos 24 necessários para governar com maioria.

O CDS-PP, com 5,76% dos votos e 3 deputados, foi a terceira força política mais votada, seguido pelo JPP, com 5,47% e também 3 parlamentares. A CDU conquista um lugar, depois de alcançar 1,80% dos votos. Mais nenhum partido conseguiu eleger deputados para a Assembleia Legislativa da Madeira.

Cabe assim agora ao líder do PSD/M, Miguel Albuquerque, que chegou a ser considerado o ‘delfim’ de Alberto João Jardim mas que acabou por entrar em ‘rota de colisão’ com o histórico dirigente social-democrata antes de lhe suceder no partido e no executivo, a responsabilidade de negociar acordos ou entendimentos que lhe permitam governar a Madeira com alguma estabilidade nos próximos quatro anos.

O número dois da lista do CDS-PP, José Manuel Rodrigues, admitiu este domingo que o partido poderia formar uma coligação eleitoral com quem vencesse as eleições, ao afirmar que o seu partido pode ser decisivo na formação do futuro Governo Regional.

“Apesar desta bipolarização entre PSD e PS, o CDS mantém a sua representação parlamentar, e isso pode ser decisivo na formação do futuro governo da Madeira”, disse aos jornalistas. “O CDS disse desde o início que admitia fazer coligações eleitorais com o partido que ganhasse as eleições”.

“Não sei se isso será suficiente, mas o CDS está disponível para, sem partidos radicais, sem Partidos Comunistas, sem Blocos de Esquerda, sem geringonças, encontrar uma solução estável de governo para a Madeira e o Porto Santo para os próximos quatro anos”, frisou José Manuel Rodrigues.

Afirmando que o resultado do CDS está “aquém das expectativas”, José Manuel Rodrigues indicou que o partido “perdeu votos para os novos partidos do centro e da direita que, no seu conjunto, vão valer cerca de quatro mil votos”.

Catarina Martins assume “mau resultado”

A coordenadora do BE, Catarina Martins, assumiu hoje que o partido “teve um mau resultado” nas eleições regionais da Madeira e falhou o objetivo de eleger, lamentando que permaneça na região uma maioria de direita.

O BE hoje teve um mau resultado nas eleições regionais da Madeira, não alcançou a representação parlamentar e portanto falhámos o nosso objetivo”, admitiu Catarina Martins, em conferência de imprensa na sede nacional do BE, em Lisboa.

Rodrigo Antunes / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins

A coordenadora do BE apontou a “enorme bipolarização” destas eleições e lamentou que se continue “com uma maioria de direita na Madeira”.

Questionada sobre se teme que estes maus resultados contaminem as eleições legislativas de 6 de outubro, Catarina Martins foi perentória: “as eleições nas região autónoma da Madeira sempre foram muito diferentes das eleições legislativas nacionais“.

O BE perdeu hoje os dois deputados que tinha conseguido conquistar em 2015 e deixou de ter representação parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, perdendo 2.361 votos em relação às últimas eleições regionais, numas eleições que o PSD venceu hoje com 39,42% dos votos, mas perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks. O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society …

Hubble encontra a primeira evidência de vapor de água numa lua de Júpiter

Os astrónomos usaram conjuntos de dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para revelar as primeiras evidências de vapor de água na atmosfera de Ganimedes, uma lua de Júpiter. A lua de Júpiter, Ganimedes, …

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …