/

“O diabo chegou e está no Serviço Nacional de Saúde”

15

ppdpsd / Flickr

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite

Há dois anos e meio, o PSD avisou que o diabo estava para chegar por causa da ação deste Governo. Agora, o partido diz que ele já “chegou e está no Serviço Nacional de Saúde”.

Esta quarta-feira, no Parlamento, o deputado Ricardo Baptista Leite fez um retrato cinzento da situação “dramática” e de “falência” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “incapaz de responder às necessidades dos cidadãos”. O deputado social-democrata considerou que “o diabo chegou e está no Serviço Nacional de Saúde”.

No período reservado a declarações políticas, no plenário da Assembleia da República, o PSD focou-se na “situação de falência” do Serviço Nacional da Saúde, com críticas para o Governo socialista e para os partidos de esquerda que o apoiam a nível parlamentar, uma posição partilhada pelo CDS-PP.

“É caso para dizer que o diabo não está para chegar. O diabo chegou e está no Serviço Nacional de Saúde”, atirou. Na opinião de Ricardo Baptista Leite, “quebrou-se a confiança, deixando a gestão da saúde sem rei nem roque e, no final, quem paga são os portugueses”.

É impossível confiar neste Governo e a degradação do serviço público prossegue, empurrando quem tem recursos para o setor privado, deixando quem não tem recursos à mercê do seu destino”, criticou. A exigência do PSD é de que o “Governo reconheça que falhou e ative um Plano de Intervenção de Emergência no Serviço Nacional de Saúde”.

Nos pedidos de esclarecimento, a referência ao diabo – imagem utilizada pelo antigo líder do PSD e primeiro-ministro Pedro Passos Coelho – não escapou ao BE e ao PS.

“Quase que tínhamos saudades sobre a tese do diabo. Nós sabemos que algo está mal dentro do PSD quando vai sacar a tese do diabo”, atirou o deputado bloquista Moisés Ferreira, numa referência à atual situação interna do partido social-democrata.

Para o BE, “o PSD não tem credibilidade para falar do SNS”, apesar de ser “inegável que há muita coisa a fazer”, perguntando ao deputado do PSD como é que justifica a proposta de uma Lei de Bases da Saúde que “continua a querer drenar os recursos do SNS para privado”.

Seguiu-se a deputada do CDS-PP, Isabel Galriça Neto, que concordou inteiramente com a linha de pensamento do PSD, reiterando que desde há três anos “a saúde dos portugueses está pior” e que o “SNS tem a sua sustentabilidade ameaçada“.

“Concorda ou não que a saúde não tem sido uma prioridade para este Governo. Os três anos de ação governativa socialista com o apoio das esquerdas unidas fizeram agravar e muito a situação do SNS”, questionou.

Pelo PS, António Sales também escolheu arrancar com o diabo. “O PSD, ao chamar o diabo, precisa de uma sessão de exorcismo. Eu prevejo que seja amanhã ao fim do dia“, ironizou, referindo-se ao Conselho Nacional do partido, que acontecerá esta quinta-feira.

Já Carla Cruz, deputada do PCP, classificou a declaração política do PSD como “mais um episodio de ofensiva violenta contra o SNS”. “Aquilo que o senhor deputado aqui fez foi uma tentativa de descredibilizar o SNS“, condenou.

Nas respostas finais, Ricardo Baptista Leite aproveitou para atirar diretamente ao PCP e ao BE, considerando que estes partidos “têm prestado serviço aos privados” ao empurrarem as pessoas para esses mesmos privados ao aprovar Orçamentos do Estado que não apostam no SNS.

ZAP // Lusa

15 Comments

  1. o SNS tem sido prioridade p/ o governo?? Onde ?? Só se for noutro planeta por neste pequeno país o SNS de saúde cada vez está mais decadente. O governo prometeu mundos e fundos, o que os portugueses tem colhido tem sido a escuridão no SNS. Estamos a copiar o que os países de esquerda fazem quando dás entrada no hospital é porque não vales a pena, não és gente, és uma coisa. Passas a dar despesa e não lucro! Sim portugueses é o q nós somos p/ os politicos ou damos lucro p/ eles viverem á grande ou então passam a não ter interesse e fazem-te a cama= cova.

  2. Acho engraçado a esquerda falar no SNS como se realmente os preocupasse. Eles só pensam na FP, dando aumentos, reduzindo horários de quem não trabalha, boas reformas por não ter trabalhado, pontes, etc. Esses chulos da FP, não usam o SNS, têm ADSE e vão ao privado. Os chulos SNS e os chulos da FP enchem os bolsos e para o privado só fica a conta. É realmente verdade que há portugueses de 2ª, são quem trabalha no privado para sustentar esta gente, que a maior parte nem merece o ar que respira. Mas o que se ouve é que os do privado são todos ricos…, os caixas dos supermercados, os empregados fabris, os empregados das lojas a contrato de 3 meses, etc. Esses também não vão ao SNS, têm ADSE, não é?

    • Para sua informação (e não sou FP) a função pública também vai e muito ao SNS…Mas enfim não vale a pena com esse mentalidade será sempre pequenino

  3. Quem realmente espera algo de proveitoso do be e o resto da esquerda, anda mesmo mal de saúde e com necessidade de a ela recorrer, mas aonde encontrá-la?
    Maldito diabo, por onde haveria de entrar!.

  4. Desde que esta rapaziada começou a governar a dívida do SNS aumentou quase 60%!!!!!!!!!
    E pelo meio penso que nenhuma direção hospitalar e de serviço se manteve. Tenho ideia de que serão muito poucas as que ainda não se demitiram. O próprio ministro também se foi embora. Até porque percebeu que o ministro das finanças, da educação e da saúde é o Centeno. Ficou lá agora uma tolinha com sede de protagonismo mas cuja vaidade a impediu de perceber quem é realmente o ministro. É apenas mais uma tonta num bando de tontos. Safa-se o dos negócios estrangeiros. Mesmo o Centeno ficará para a história como o Cativador…

  5. Com esta tralha que está no governo, caminhamos a olhos vistos para algo de mau, novamente. Os portugueses têm que agarrar forças para lutar contra esta miséria governativa. Até o Presidente da República tem que fazer algo de mais concreto, mais incisivo. Não se admite a balbúrdia que existe no SNS, onde existem já milhares de portugueses completamente ao Deus dará. Um Estado que chega a esta lástima não é Estado, é uma cambada de vigaristas que precisam de ser levados a julgamento por tantas mortes.

  6. Que o digam aqueles que têm necessidade de tais serviços sendo este o prioritário entre os prioritários, de estranhar muito mais é que tudo isto está a acontecer por mãos de quem tanto propagandeou ser esta uma prioridade dos partidos de esquerda e não venham agora PCP e BE procurar sacudir a água do capote pois têm sido apoiantes incondicionais deste governo.

  7. O problema é que há uma estrstégia generalizada (em toda a Europa) para acabar com o SNS e passar tudo para os privados.
    Hoje, na privada – mesmo com convenção com o SNS – é tudo melhor e mais rápido.
    As proprias pessoas vão querer esse sistema.
    E o passo seguinte è tirar as contribuições – dando a ilusão às pessoas que ganharão mais – e passar todos a pagar um seguro de saúde – que vai sair mais caro do que as contribuições retidas na fonte. Exactamente como o sistema suíço e americano.
    Quem não tiver dinheiro, vai para um sistema decadente ou morre na sarjeta.

  8. Depois disto tudo que li e para nos livrarmos do diabo, o melhor será eleições antecipadas!!! Que tal no domingo de Carnaval, pode ser que o diabo decida tirar a máscara… prendam-o!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.