PSD afunda nas sondagens

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

A distância nas intenções de voto entre os partidos do centro aumentou: o PSD continua a cair nas intenções de voto, enquanto o Partido Socialista sobe para os 39%.

No barómetro de julho referente às intenções de voto, realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, o PSD desceu 1,6 pontos percentuais em relação à última sondagem, recolhendo apenas 30,5% das intenções de voto – o pior resultado do último ano -, quando ainda em março a mesma empresa lhe atribuía 36,1% das intenções de voto.

O PSD vê assim aumentar para 8,5 pontos percentuais a sua distância para o PS, que volta a subir nas intenções de voto.

Se as eleições legislativas fossem agora, o PS atingiria os 39%, a marca mais elevada do último ano. Trata-se de 6,5 pontos acida do nível mais baixo do partido no último ano, registado precisamente no mês das eleições legislativas de outubro de 2015.

Associado ao CDS-PP, com quem concorreu nas últimas eleições, a coligação obteria 35,4% das intenções de voto – menos do que os 36,86% conseguidos nas eleições de 2015.

O CDS-PP, sozinho, subiu ligeiramente nas intenções de voto, passando para 4,9%.

O Bloco de Esquerda mantém a sua projeção estabilizada nos 10,0% (menos 0,2 pontos), enquanto a CDU sobe ligeiramente para os 6,8%.

Os três partidos da esquerda que compõem a “geringonça” atingem, assim, 55,8% – com o PS e o Bloco perto de conseguir a maioria, somando 49%. Nas eleições de 2015, os três partidos obtiveram 50,76% dos votos.

Confiança em Costa

No que toca à confiança para primeiro-ministro, António Costa volta a subir para 56,8% das preferências – o valor mais alto do último ano -, aumentado para 15,2 pontos percentuais a sua vantagem em relação a Passos Coelho, que viu a sua popularidade cair 3,6 pontos para 31,6%.

Em julho, António Costa atingiu 13,7 pontos na avaliação dos líderes partidários e mantém-se o líder com melhor avaliação.

Catarina Martins é a segunda líder com melhor avaliação (11,7 pontos), seguindo-se Assunção Cristas, que tem 10,5 valores – menos 2,6 do que o máximo atingido em abril, logo após ter sido eleita para liderar o CDS-PP.

Pedro Passos Coelho obteve 6,5 pontos, menos 0,2 do que no mês anterior e atrás de Jerónimo de Sousa, que teve 10,3 valores. O único mês que Passos Coelho esteve com valores positivos foi em Janeiro.

A maioria dos inquiridos considera que o Governo está a atuar de acordo com o esperado.

No entanto, 31,5% afirma que a prestação está acima das suas expectativas, enquanto apenas 14,8% afirmam que a prestação do governo está a ser pior que as expectativas que nele depositavam.

ZAP

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. O ditado já é velho: o último a rir-se é o que se ri melhor… o problema aqui vai ser que o Zé Povinho vai novamente ter que pagar (e desta vez bem mais pesado) as “geringonças” dos “geringinços”!… Ainda não se passou um ano e ainda não se sabe o défice final de 2016… Mas muitos vão-se admirar quando esses os valores vierem a público…

    • Caro(a) AC,
      Obrigado pelo seu reparo. A foto é de arquivo e nela constava então, efectivamente, Passos Coelho como primeiro-ministro.
      Está corrigido.

  2. nota-se pelas intervenções do passarão que está a ter um final muito doloroso pior que um afogado sem um catavento que o ajude ou oriente e vai piorar com os dias que aí vem sem bulir uma aragem que (de)mova o catavento de apontar naquele sentido.

  3. É por estas e por outras que Portugal vai ficar onde está. Daqui a uns anos o povo vai ficar descontente com as medidas tomadas pelo próximo governo – nessa altura queixem-se e votem Bloco novamente porque eles são tão bonzinhos.

  4. três boas notícias: o PSD desce, a Geringonça sobe e a confiança em António Costa está quase nos 60%. Sempre achei que a Geringonça nos dava sorte, só os masoquistas ainda apoiam o triste (de tristeza mesmo) do Passos Coelho.

    • São tão tristes os que apoiam PPC, como são os que apoiam AC. Mais tristes são aqueles que se acham donos da verdade e como não têm o que defender, acabam por atacar os outros. Cada um com a sua tristeza, cada um com a sua mania de superioridade, cada um com a sua verdade absoluta, onde mais nenhuma ideia pode ser aceite. Vá pentear macacos, que eles bem precisam.

  5. Só existem dois tipos de pessoas que discutem política:
    As que recebem dinheiro por fazer politica e não se chateiam nunca, e as que se chateiam a discutir politica sem nunca receber nada por isso.
    (O mesmo serve para o futebol e para a religião.)

  6. A Geringonça encontra-se a funcionar, porque o PSD não sabe, não quer , e para já enquanto tiver este “Presidente” não vai não vai chegar a lado nenhum. Vai continuar a descer, porque não sabe ser um Partido Autónomo e livre, pois tem que andar com O CDS /PP atrelado. Nos bons velhos tempos do Dr Sá Carneiro e outros da mesma linha NUNCA precisaram de se ligar com quem quer que fosse! É preciso RENOVAÇÃO e se possivel Centro/Esq no novo PSD! Haja coragem!

  7. Caro TND, não culpe o presidente da republica, ele felizmente não teve apoio de NENHUM partido, pelo que está LIVRE que nem um pássaro. A culpa está toda do lado do PPD/PSD, que até hoje não consegui se livrar de um politico a 100%, esto é promete uma coisa e faz o CONTRARIO. Mentiroso compulsivo, quem for exento e analisar os comentários que faz, comparando com o que fez, verá as contradições.

  8. Obrigada “geringonça” pelo que estão a fazer por Portugal. Estes valores mostram a vossa credibilidade e que os portugueses percebem que estamos no caminho certo. À esquerda só peço que continuem a trabalhar como até agora e que ganhem as próximas eleições. Quando ao PSD e CDS continuem a tomar pastilhas para a azia porque com a vossa azia passa Portugal bem.

  9. Quando chegar o dia de apresentar as continhas bem certinhas tanto à troika que nos vai visitando como a Bruxelas as dívidas que vão ficando por pagar à boa maneira de Sócrates então é que o pagode se vai arrepiar de novo com mais aumentos de impostos e apertar do cinto.

  10. Para espanto dos profetas da desgraça, a carroça anda à frente dos bois, empurrada por estes que generosamente percebem, os propósitos daqueles que têm feito de tudo para que a carroça não ande então, inteligentemente, colocaram-se atrás, retirando espaço aos inimigos da “geringonça”.

  11. O nosso presidente é independente mas já vetou 2 projetos ps/be/pcp que querem fazer como na Venuzuela, e o costa que se ponha apau que a catarina e as mortáguas vão querer o poder e correr com o costa para implantarem uma ditadura pois a politica do be é de ditadura como na turquia e fazer a purga matar todos aqueles que não são da cor d’eles e não têm aliados como ps e pcp pensam, por isso o costa que se cuide se não vai na purga.

    • Numa primeira perceção, pensamos que as pessoas são semelhantes, independentemente da estatura e dos sinais exteriores que as diferenciam mas, infelizmente, o problema está no que não é visível e isso é grave porque além das ações, emitem opiniões próprias de quem não está no pleno uso das suas faculdades mentais.

  12. É o resultado do estilo de cada um.
    Na minha perspectiva, Passos Coelho foi sempre um individúo lambe botas dos países poderosos desta UE. Completamente indiferente ao sofrimento do povo, foi aplicando uma desmesurada austeridade, causando sufoco à economia e constrangimentos sociais de variada ordem. Por outro lado, mentiu com todos os dentes que tem na boca, quando prometeu na campanha um conjunto de medidas que teriam em conta as PESSOAS E OS SEUS RENDIMENTOS mas, chegado ao poder fez exactamente o contrário. Está a enfrentar dois problemas neste momento: primeiro a credibilidade politica, que não é nenhuma e em segundo lugar, está a engolir um enorme sapo porque afinal o governo, liderado por António Costa, não só tem tido uma atitude menos subserviente na UE, batendo o pé, ainda que de forma moderada e inteligente, na defesa do nosso País e, por outro lado, tem procurado cumprir, de forma faseada, as promessas que fez quando tomou o poder.
    A diferença que estes resultados traduzem entre Costa e Passos, na minha opinião, está exactamente no que referi anteriormente.

  13. Ao que o PSD chegou!…
    E com cobardes incompetentes como o Passos, não seria de esperar outra coisa…
    Nem oposição fazem… se não fosse a UE, a geringonça não teria oposição (o que nunca é bom para a democracia)…

  14. Apesar de ser de esquerda, acho que estão a deitar fora o esforço do muito pobre que teve de pagar a austeridade!
    Mas ninguém se lembra dos 4 chumbos de pecs pelo PSD que levou à entrada da troika e uma crise política para o PSD ir para o poleiro! LOL

RESPONDER

Governo prepara rede de abastecimento de emergência de combustíveis

O objetivo é criar um "sistema logístico alternativo de distribuição de combustíveis". Em Abril, a greve dos camionistas fez com que muitas bombas ficassem sem combustível. O secretário de Estado da Energia diz que está a …

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …

Os Vikings podem ter fumado canábis enquanto exploravam a América do Norte

A descoberta do pólen de canábis perto de um assentamento Viking na Terra Nova levanta a questão sobre se os vikings fumavam ou comiam canábis enquanto exploravam a América do Norte. Os investigadores também encontraram evidências …

Marcelo confessa que vai ter “verdadeiramente saudades” da atual composição do Parlamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confessou esta quarta-feira que vai ter "verdadeiramente saudades" da atual composição da Assembleia da República, salientando a centralidade inédita do parlamento na atual legislatura. Por ocasião do final …