PS vence eleições e conquista quinta maioria absoluta nos Açores

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva conquistada pelo PS na Região Autónoma dos Açores, após três vitórias de Carlos César e uma do actual presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o Bloco ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

Quando já estavam contados 90% dos sufrágios na Região Autónoma, o PS de Vasco Cordeiro somava um resultado de 50,6%, contra 29,1% do PSD.

A abstenção deverá situar-se entre os 57 e 62% o que, a confirmar-se, representa a mais alta taxa de abstenção de sempre nas eleições regionais açorianas.

Em 2012, o PS venceu as eleições regionais com maioria absoluta, (49,02%) e elegeu 31 deputados. O PSD obteve 20 mandatos (33,01%) e o CDS-PP três (5,67%). O Bloco de Esquerda (2,25%), a CDU (1,9%) e o PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estavam inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorreram às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Reacções

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou que a eleição de dois deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores foi um “resultado histórico”, mas lamentou que o PS tenha mantido a maioria absoluta nestas eleições.

“Mesmo com, infelizmente, o aumento da abstenção que se registou, o BE conseguiu aumentar significativamente o número de votos, conseguiu um resultado histórico”, afirmou Catarina Martins.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, congratulou-se hoje pelo “excelente resultado” dos centristas nas eleições açorianas, que elegeram mais um deputado regional, sublinhando que tiveram mais votos que BE e PCP juntos.

“Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS”, afirmou Assunção Cristas.

O secretário-geral do PS, António Costa, enalteceu hoje a “quinta vitória consecutiva” do PS nas eleições regionais dos Açores, vincando que tal resulta do “reconhecimento da excelência da governação” socialista, escusando-se a fazer leituras nacionais da votação.

“Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos”, vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reconheceu que para o seu partido hoje não uma “noite de festa eleitoral”, depois do PS ter voltado a conquistar maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores.

“Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral”, afirmou Pedro Passos Coelho, numa declaração aos jornalistas na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que as eleições regionais dos Açores ficam marcadas negativamente pela “provável maioria” absoluta do PS e destacou o crescimento eleitoral da CDU.

“Como reiteradamente alertámos, o prolongamento da maioria absoluta não só empobrece a vida política democrática regional como constitui um obstáculo à concretização de medidas e decisões que correspondam às aspirações povo açoriano”, afirmou Jerónimo de Sousa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. como é que é possível que eleições com cerca de 60% de abstenção sejam consideradas válidas?
    e sendo válidas como raio é que os lugares do parlamento são todos preenchidos?
    e infelizmente nenhum destes partidos chama a atenção para isto, comem todos do mesmo pão que nós vamos amassando.
    isto é uma farsa!

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …