PS vence eleições e conquista quinta maioria absoluta nos Açores

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva conquistada pelo PS na Região Autónoma dos Açores, após três vitórias de Carlos César e uma do actual presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o Bloco ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

Quando já estavam contados 90% dos sufrágios na Região Autónoma, o PS de Vasco Cordeiro somava um resultado de 50,6%, contra 29,1% do PSD.

A abstenção deverá situar-se entre os 57 e 62% o que, a confirmar-se, representa a mais alta taxa de abstenção de sempre nas eleições regionais açorianas.

Em 2012, o PS venceu as eleições regionais com maioria absoluta, (49,02%) e elegeu 31 deputados. O PSD obteve 20 mandatos (33,01%) e o CDS-PP três (5,67%). O Bloco de Esquerda (2,25%), a CDU (1,9%) e o PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estavam inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorreram às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Reacções

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou que a eleição de dois deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores foi um “resultado histórico”, mas lamentou que o PS tenha mantido a maioria absoluta nestas eleições.

“Mesmo com, infelizmente, o aumento da abstenção que se registou, o BE conseguiu aumentar significativamente o número de votos, conseguiu um resultado histórico”, afirmou Catarina Martins.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, congratulou-se hoje pelo “excelente resultado” dos centristas nas eleições açorianas, que elegeram mais um deputado regional, sublinhando que tiveram mais votos que BE e PCP juntos.

“Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS”, afirmou Assunção Cristas.

O secretário-geral do PS, António Costa, enalteceu hoje a “quinta vitória consecutiva” do PS nas eleições regionais dos Açores, vincando que tal resulta do “reconhecimento da excelência da governação” socialista, escusando-se a fazer leituras nacionais da votação.

“Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos”, vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reconheceu que para o seu partido hoje não uma “noite de festa eleitoral”, depois do PS ter voltado a conquistar maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores.

“Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral”, afirmou Pedro Passos Coelho, numa declaração aos jornalistas na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que as eleições regionais dos Açores ficam marcadas negativamente pela “provável maioria” absoluta do PS e destacou o crescimento eleitoral da CDU.

“Como reiteradamente alertámos, o prolongamento da maioria absoluta não só empobrece a vida política democrática regional como constitui um obstáculo à concretização de medidas e decisões que correspondam às aspirações povo açoriano”, afirmou Jerónimo de Sousa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. como é que é possível que eleições com cerca de 60% de abstenção sejam consideradas válidas?
    e sendo válidas como raio é que os lugares do parlamento são todos preenchidos?
    e infelizmente nenhum destes partidos chama a atenção para isto, comem todos do mesmo pão que nós vamos amassando.
    isto é uma farsa!

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …