PS vence eleições e conquista quinta maioria absoluta nos Açores

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro

O PS conquistou hoje nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.

O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva conquistada pelo PS na Região Autónoma dos Açores, após três vitórias de Carlos César e uma do actual presidente do Governo Regional e líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro.

Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP e o Bloco ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.

Quando já estavam contados 90% dos sufrágios na Região Autónoma, o PS de Vasco Cordeiro somava um resultado de 50,6%, contra 29,1% do PSD.

A abstenção deverá situar-se entre os 57 e 62% o que, a confirmar-se, representa a mais alta taxa de abstenção de sempre nas eleições regionais açorianas.

Em 2012, o PS venceu as eleições regionais com maioria absoluta, (49,02%) e elegeu 31 deputados. O PSD obteve 20 mandatos (33,01%) e o CDS-PP três (5,67%). O Bloco de Esquerda (2,25%), a CDU (1,9%) e o PPM (0,08%) elegeram um parlamentar cada.

Um total de 228.160 eleitores, mais 3.033 do que no sufrágio de 2012, estavam inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorreram às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Reacções

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou que a eleição de dois deputados para a Assembleia Legislativa dos Açores foi um “resultado histórico”, mas lamentou que o PS tenha mantido a maioria absoluta nestas eleições.

“Mesmo com, infelizmente, o aumento da abstenção que se registou, o BE conseguiu aumentar significativamente o número de votos, conseguiu um resultado histórico”, afirmou Catarina Martins.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, congratulou-se hoje pelo “excelente resultado” dos centristas nas eleições açorianas, que elegeram mais um deputado regional, sublinhando que tiveram mais votos que BE e PCP juntos.

“Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS”, afirmou Assunção Cristas.

O secretário-geral do PS, António Costa, enalteceu hoje a “quinta vitória consecutiva” do PS nas eleições regionais dos Açores, vincando que tal resulta do “reconhecimento da excelência da governação” socialista, escusando-se a fazer leituras nacionais da votação.

“Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos”, vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, reconheceu que para o seu partido hoje não uma “noite de festa eleitoral”, depois do PS ter voltado a conquistar maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores.

“Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral”, afirmou Pedro Passos Coelho, numa declaração aos jornalistas na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que as eleições regionais dos Açores ficam marcadas negativamente pela “provável maioria” absoluta do PS e destacou o crescimento eleitoral da CDU.

“Como reiteradamente alertámos, o prolongamento da maioria absoluta não só empobrece a vida política democrática regional como constitui um obstáculo à concretização de medidas e decisões que correspondam às aspirações povo açoriano”, afirmou Jerónimo de Sousa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. como é que é possível que eleições com cerca de 60% de abstenção sejam consideradas válidas?
    e sendo válidas como raio é que os lugares do parlamento são todos preenchidos?
    e infelizmente nenhum destes partidos chama a atenção para isto, comem todos do mesmo pão que nós vamos amassando.
    isto é uma farsa!

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …