PS quer que vítimas de assédio no trabalho sejam indemnizadas

Os socialistas querem que as vítimas de assédio no local de trabalho tenham direito a uma indemnização.

O PS entregou um projeto de lei para alterar o Código de Trabalho e reforçar “o quadro legislativo para a prevenção da prática de assédio em contexto laboral no setor privado e na administração pública”, escreve o Diário de Notícias esta segunda-feira.

Em declarações ao jornal, a deputada Isabel Moreira explica que um dos “pontos fundamentais” desta proposta é fazer com que as vítimas ganhem o direito a ser indemnizadas.

Além disso, a bancada socialista pretende tornar a prática de assédio uma “contraordenação muito grave” e outra proposta de alteração é levar o empregador a “adotar códigos de boa conduta” bem como a “instaurar procedimento disciplinar sempre que tiver conhecimento de alegadas situações de assédio no local de trabalho”.

No final de setembro do ano passado, o Bloco de Esquerda também entregou um projeto sobre a mesma temática. Porém, a socialista critica o facto de os bloquistas “inverterem o ónus da prova nos casos de violência ou pressão psicológica sobre trabalhadores que exercem sozinhos as suas funções”.

Apesar de tudo, Isabel Moreira espera que este projeto de lei entregue pela sua bancada seja bem acolhido e que seja possível “uma discussão aberta” como, por exemplo, em sede de debate na especialidade.

Escreve o jornal, com base nos dados de um estudo desenvolvido, em 2015, pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCTE, que, em Portugal, “16,5% da população ativa assumiu já ter sido vítima de assédio moral e 12,6% de assédio sexual” no trabalho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desde que também indeminizem os patrões, quando as secretárias se fazem ao piso a eles, para subir na carreira ou para lixar a colega… Porque não?

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …