PS “quer fugir ao debate” com Sebastião Bugalho (de mãos dadas com o Chega)

4

Paulo Novais / LUSA

O cabeça de lista da AD às eleições europeias, Sebastião Bugalho.

Após várias voltas, AD e PS aceitam proposta de seis debates com quatro intervenientes, sem frente a frente. AD atiça-se à “aliança tática e tácita” de PS e Chega: têm os mesmos argumentos para fugir ao debate com Bugalho, acusa.

A AD afirmou esta quarta-feira que o PS recusou o frente a frente para as eleições europeias, acusando os socialistas de usar os mesmos argumentos do Chega para “fugir ao debate” com o cabeça de lista da coligação, Sebastião Bugalho.

“A AD (Aliança Democrática) lamenta a recusa definitiva do Partido Socialista em aceitar um frente-a-frente com a AD proposto pela RTP/SIC/TVI, que teria lugar no dia 23 de maio, facto que impediu a concretização da segunda proposta apresentada pelas televisões”, refere um comunicado enviado à Lusa e assinado pelo diretor de campanha da candidatura, Emídio Guerreiro.

A AD (coligação composta por PSD, CDS-PP e PPM) informa ainda que aceitou uma terceira proposta das televisões “que consiste na realização de seis debates com quatro intervenientes, sem frente a frente”. Mais tarde, o PS aceitou a mesma proposta.

A segunda proposta de debates para as eleições europeias, enviada no domingo pelas televisões aos partidos, previa três debates com todas as forças com assento parlamentar e um frente-a-frente PS e Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM), modelo que gerou críticas de vários partidos e contra o qual o BE tinha ameaçado avançar com uma providência cautelar.

Esta quarta-feira, o diretor de campanha da AD refere que a coligação está disponível e interessada “desde o primeiro momento, em realizar todos os debates que o calendário permita”.

“Os eleitores decerto não compreenderão a recusa do PS, como não compreenderiam que o impasse se mantivesse indefinidamente transformando os debates em tema de campanha”, refere o diretor de campanha.

Por essa razão, acrescenta, a AD “aceitou já uma terceira proposta das televisões que consiste na realização de 6 debates com 4 intervenientes, sem frente a frente”.

PS a “fugir” de mãos dadas com o Chega

“Sublinhamos que para fugir ao debate com o nosso cabeça de lista, o PS utiliza os mesmos argumentos do Chega o que revela mais uma vez — e até numa matéria como esta – a aliança tática e tácita entre estes dois partidos”, acusa Emídio Guerreiro, dizendo esperar que “até ao final da campanha, o PS mude a sua postura e aceite os convites para outros frente a frente entretanto recebidos”.

O presidente do Chega, André Ventura, tinha criticado a nova proposta para os debates entre os candidatos às eleições europeias de 9 de junho, recusando uma solução que “favorece o bipartidarismo”, nomeadamente PS e PSD.

Na semana passada, o Expresso noticiou que PS e a Aliança Democrática (AD) recusaram o primeiro modelo de debates proposto pela RTP, SIC e TVI para as eleições europeias de 9 de junho, no qual estavam previstos 28 frente a frente entre os cabeças de lista dos partidos com representação na Assembleia da República.

O PS e a AD justificaram a recusa do modelo com o facto de ser um número elevado de duelos, que afetaria a campanha eleitoral, e admitiram aceitar um calendário mais leve.

A campanha para as eleições europeias arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até 7 de junho. As eleições europeias estão marcadas para 9 de junho.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Para se debater sobre algo, tem de se ter ideias… não ser idiota!!!
    Nisso tanto a esquerda, como direita… têm bons Planteis… não precisam de reforsos de inverno ou de verão!!!

    6
    3
  2. Fugir a debate com quem ??? Com canalha ??? Bétinhos que não levaram chapadas no focinho quando deviam para terem educação perante outros jornalistas e comentadores ??? Canalha que se contradiz, que dizia que o maior inimigo da europa é a união europeia, mas que agora mexe o tacho europeu para arranjar um job for the boy !!! Canalha que dizia que não queria ser político com “estes partidos” e agora concorre pelos “laranjadas” !!! É “isto” que aquela “coligação” de dois partidos mais um “fantasma” que nunca aparece para não envergonhar ainda mais aquela “união de facto” arranjou para candidato ??? Que partido de canalha é aquele que supostamente governa poortugal ??? Já não há vergonha ???

    2
    1
  3. Este “Boy” do L.Montenegro , O que lhe interessa é un tacho no Governo . Tudo o que o Gil afirma é verificável e verdade . Mas como sempre disse , há duas coisas na Sociedade , que sujas e desprezíveis , mais não podem ser , os Pulhiticos e o Dinheiro !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.