PS e AD tecnicamente empatados. AD e Chega tecnicamente empatados

5

ZAP // V.A. / Lusa

Uma nova sondagem volta a colocar o PS na dianteira, seguido da AD, mas em empate técnico. O Chega é o partido que mais sobe, conseguindo 15% das intenções.

A mais recente sondagem do ISCTE/ICS para o Expresso e a SIC aponta para uma estabilização das intenções de voto no PS e na AD e uma subida para o Chega. É de notar que o inquérito foi feito antes de ser conhecido o escândalo de corrupção na Madeira e a demissão de Miguel Albuquerque, pelo que os resultados ainda não refletem o possível impacto desta crise política.

A sondagem coloca o PS na liderança com 23% das intenções de voto, uma subida de um ponto em relação à sondagem anterior. Segue-se a AD, que se mantém nos 19%, e o Chega, que sobe quatro pontos e atinge os 15%.

O Bloco de Esquerda fica em quarto, com 3%, tendo caído um ponto. A Iniciativa Liberal aparece em quinto, também com 3% e com uma queda de um ponto. Segue-se a CDU com 2% e o PAN com 1%, tendo ambos também perdido um ponto em relação ao inquérito anterior. O Livre mantém-se nos 1%.

Com uma redistribuição dos 16% de indecisos, o PS chega aos 29% e a AD aos 27%. O Chega consegue atingir 21% das intenções de voto, o que seria um resultado inédito para um terceiro partido em Portugal. A margem de erro do inquérito é de 3,5%, indicando que o apoio ao Chega pode variar entre 17,5% e 24,5%, o que permite um empate técnico com a AD.

O BE e a IL podem chegar aos 5% com a contabilização dos indecisos. A CDU pode chegar aos 3% e o PAN e o Livre mantém-se com 1% cada.

64% dos eleitores do PSD rejeitam acordo com o Chega

A sondagem focou-se ainda nos possíveis cenários pós-eleitorais. Mesmo com uma possível maioria parlamentar de direita, a formação de Governo promete ser complicada para o PSD, já que 64% dos seus eleitores não querem um acordo com o Chega e apenas 31% o aceitariam.

Sobre alianças com o PAN, 31% acham que seria uma boa ideia, contra 59%, que a rejeitam. 57% também dizem não a um bloco central, contra 34% que acham que um acordo com PS seria uma boa ideia.

À esquerda, 58% dos eleitores do PS aprova um regresso de uma aliança com o Bloco de Esquerda e 40% dá luz verde a um acordo com o PCP. Contrariamente, 27% rejeitam um acordo com os bloquistas e 46% dizem não aos comunistas.

O Livre é também chumbado por 57% dos eleitores do PS e aprovado por apenas 27%. Já um possível acordo com o PAN é rejeitado por 58% dos eleitores do PS e apoiado só por 26%.

Questionados sobre um cenário de bloco central, uns esmagadores 71% dos eleitores do PS consideram que é má ideia e apenas 16% aprovam uma aliança com o PSD.

ZAP //

5 Comments

  1. vou tirar um curso de estatistica…
    PS em empate técnico com a AD e AD c om o Chega… leva-me a concluir que PS em empate técnico com o Chega certo?
    mas não… PS com 29% e chega com 21%???
    já sai fumo pela cabeça com estas contas virtuais

  2. Incrível! Não pensei assistir a esta ascenção. Chapeau Sr. Ventura!
    Estre trajecto e ascenção só e possível de uma pessoa muito inteligente. Disso ninguem dúvide.
    Se eu ao menos acreditasse que o Sr. Ventura poria essa inteligência ao serviço do Páis e dos cidadãos, estão sim, teriamos uma verdadeira alternativa politica. Mas algo me diz que não temos.
    “Se queres conhecer verdadeiramente um homem, dá-lhe poder.” É melhor não ficar à espera para ver isso acontecer.

  3. Votem no Sr. Ventura votem… O português tem o luxo de olhar para o passado no brasil com Bolsonaro e enxergar o futuro de Portugal com o Sr Ventura. Agora, se tiverem mais que dois neurónios vão passar longe desse Senhor e do seu partido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.