Próxima missão da NASA a Marte vai homenagear equipas médicas que lutam contra a covid-19

NASA/JPL-Caltech

O rover marciano Perseverance da NASA

A próxima missão da agência espacial norte-americana (NASA) a Marte vai homenagear todos aqueles que lutam diariamente contra a covid-19, doença que fez já mais de 468.000 vítimas mortais em todo o mundo.

A bordo do veículo espacial Perseverance, que faz parte da missão Mars 2020 e cujo lançamento está agendado para 20 de julho, vai seguir uma pequena placa de alumínio em homenagem a médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados à saúde que todos os dias lutam para travar a covid-19, anunciou a NASA em comunicado.

“Queríamos demonstrar a nossa gratidão por todos aqueles que colocaram o seu bem-estar pessoal em risco em prol do bem dos outros”, disse Matt Wallace, líder dos projetos do Perseverance, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

“Esperamos que, quando as gerações futuras viajarem para Marte e encontrarem o nosso veículo espacial, se recordem que na Terra, no ano de 2020, havia estas pessoas”.

A placa de 8 por treze centímetros mostra a Terra “apoiada pela comunidade médica, que está representada pelo antigo símbolo da haste entrelaçada por serpentes”, detalhou ainda a NASA, citada pelo The New York Post.

 

Apesar da pandemia, o lançamento deste rover da NASA não foi adiado, apesar de ter dificultado os trabalhos. “Começou a afetar-nos verdadeiro em meados de março (…) Estávamos num momento crítico no processamento da nave espacial. Todos os elementos estavam no Centro Espacial Kennedy e tínhamos que proceder à montagem e fazer os testes finais da nave espacial”, explicou Matt Wallace.

“Tinha de ser feito da forma correta – não podemos cometer um erro neste momento – e é claro que o ambiente tornou esta missão muito mais difícil“.

Os trabalhos continuaram com todas as precauções, refere ainda o portal Space.com, que dá conta que, janela de lançamento da missão termina em meados de agosto e, se o veículo da NASA não for lançado neste período de tempo pré-definido, só poderá seguir depois rumo ao espaço no final de 2022.

As janelas de lançamento para as missões de Marte surgem uma vez a cada 26 meses, quando a Terra e o Planeta Vermelho estão do mesmo lado do Sol.

Perseverance deve chegar a Marte em meados de fevereiro de 2021.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …