Província chinesa vai conceder “licença menstrual” remunerada

Uma província chinesa vai implementar, a partir de março do próximo ano, uma “licença menstrual” remunerada para mulheres que sofrem de fortes dores menstruais.

A província de Liaoning, no nordeste da China, vai implementar, a partir de março de 2021, algumas mudanças na sua legislação laboral que permitirão às mulheres tirar até dois dias de licença remunerada por mês devido a fortes dores menstruais, desde que apresentem um comprovativo médico, conta o canal estatal russo RT.

Além disso, está também prevista a inclusão da medida que prevê uma licença de maternidade de 98 dias, um exame ginecológico anual pago pelo empregador e a ampliação da formação contra o assédio sexual no local de trabalho.

Desta forma, as autoridades procuram criar um ambiente de trabalho mais flexível e promover um equilíbrio entre a vida pessoal e laboral que incentive as mulheres a ter filhos.

Segundo o mesmo canal, estas medidas também receberam críticas (e de mulheres). Um desses casos é Wei Yiran, uma professora, de 26 anos, que ensina raparigas de áreas rurais. “A minha primeira reação foi que isto irá fazer com que seja mais difícil para nós, mulheres, encontrar trabalho”, disse.

A chinesa explicou que os empregadores do país trataram durante muito tempo as mulheres e as gravidezes como “fardos caros”. Portanto, somar a este contexto uma “licença menstrual”, poderá fazer com que pensem que contratar mulheres irá gerar “demasiados aborrecimentos”.

Além disso, Yiran acredita que as licenças que serão implementadas não irão beneficiar a natalidade e sugeriu que, para que os empregadores contratem mais mulheres, o Governo ofereça incentivos fiscais e financeiros.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …

Teste à covid-19

Subvariante da Delta identificada em Israel. Em Portugal há nove casos

Em Portugal, já foram detetados nove casos da variante AY4.2, subvariante da Delta, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2. O …

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …