/

Prova escondida num cofre. Sócrates com “herança” de 34 milhões na Suíça

43

Tiago Petinga / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

Na recta final para se conhecer a acusação da Operação Marquês, surge a informação de que o Ministério Público (MP) encontrou um documento, num cofre na Suíça, que coloca José Sócrates como “herdeiro” de uma fortuna de 34 milhões de euros que estão numa conta bancária no nome de Carlos Santos Silva.

A informação é avançada pelo Correio da Manhã (CM) que salienta que esta “era a peça que faltava para avançar para a acusação pública”.

“Na abertura dessa conta” do amigo próximo do antigo primeiro-ministro e para o “salvaguardar” quanto aos fundos ali depositados, “foi feito constar que, por morte do arguido Carlos Santos Silva, 80 por cento do saldo da conta seria de José Paulo Pinto de Sousa, actuando este na qualidade de fiduciário de José Sócrates“, aponta o procurador do MP, Rosário Teixeira, num documento a que o CM teve acesso.

José Paulo Pinto de Sousa, que é primo de Sócrates, é também o dono do apartamento onde o antigo primeiro-ministro vive actualmente na Ericeira.

Segundo a tese do MP, Pinto de Sousa e Santos Silva eram “testas-de-ferro” de Sócrates, e os 34 milhões de euros da conta na Suíça são de facto do ex-governante, reportando-se a alegadas “luvas” que terá recebido.

Contudo, falta saber se o documento descoberto no cofre será validado por Ivo Rosa. Note-se que o magistrado não é especialmente defensor das chamadas provas indirectas que são a base de todo o processo da Operação Marquês.

Sócrates está acusado de 31 crimes

O ex-primeiro-ministro está acusado de 31 crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, num processo com 28 arguidos e que já dura há sete anos.

O juiz Ivo Rosa marcou para sexta-feira, 9 de Abril, a leitura da decisão instrutória, altura em que se ficará a saber quem vai a julgamento e por que crimes. Só o MP pode recorrer da decisão.

Às 19 pessoas que são arguidas no processo, foram imputados 159 crimes, nomeadamente corrupção passiva e activa, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada, falsificação de documento, abuso de confiança e peculato e posse de arma proibida.

Sócrates, que reclama estar inocente e insinua que o caso tem contornos políticos, é o principal arguido de uma lista que inclui ainda o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, o antigo ministro socialista Armando Vara, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e Carlos Santos Silva.

O processo é um dos mais mediáticos de sempre da justiça portuguesa e o primeiro que envolve acusações de corrupção dirigidas a um ex-chefe do Governo.

A investigação arrancou em Julho de 2013 e reuniu extensa prova documental e digital, incluindo mais de três mil documentos em papel e 13.500 milhões de ficheiros informáticos.

ZAP // Lusa

43 Comments

  1. Mas alguém acredita que este gatuno vai ser sequer acusado?
    Entregaram o processo, com muita falcatrua á mistura, a este juiz porque este é “amigo”.
    Nesta republica das bananas chamada Portugal a justiça não funciona (porque não querem que funcione)!

    • Coitado do Sócrates. No cofre da mãe não podia ser, pois desde que a comunicação revelou o segredo de onde vinha os dinheiritos…

  2. Se este processo for arquivado ou se esse desavergonhado não for julgado, vou emigrar e renunciar à nacionalidade portuguesa.

    • Deste lado, não foi preciso esperar pelo desfecho deste processo. Já está quase consumado. Depois do quanto o país e os seus caciques já me prejudicaram… Não preciso de saber o que vai acontecer a Socrates, pra me vir embora.

      • Eu sinto-me profundamente lesada desde que esse gatuno entrou para o poder!
        Roubou-me indecentemente, sem contar com os impostos que paguei, porque esses todos nós temos de pagar, já se vê. Agora que seja para engrossar fortunas indecentes a esses ladrões… haja decência na justiça portuguesa!
        !

    • Por ser um afastamento de rival político, podes ir para a Suiça ou Luxemburg ou outro país qualquer onde nunca ouviram da palavra ‘democracia’. Myanmar entrou recentemente na lista, logo no 1º lugar e o Brasil está em breve de saída

    • Eu acho que não tem nada de ir embora. Deve ficar cá e lutar para termos uma justiça cega e imparcial e um sistema político livre de bandidos.

  3. Tal como no Brasil, e em todos os Estados que sofreram de grande corrupção de governantes, a Justiça ainda está nas mãos de muitos dos que beneficiaram de favores desses governantes corruptos. Assim é quase impossível que a Justiça consiga ser séria, e honesta. Só uma revolução de honra conseguiria afastar esses auxiliares de corruptos. Mas se isso acontecesse, quem governaria e administraria o Estado? Enfim, estamos tramados de uma ou de outra maneira.

  4. Mas quem foi a besta que substituiu Carlos Alexandre por Ivo Rosa? Ainda por cima quando já se percebeu que Ivo Rosa está totalmente controlado e ao serviço de José Socrates!.. Desde o primeiro dia!

    • Carlos Alexandre será o novo Ministro da Justiça do próximo governo PPC2 e Ivo Rosa practica juízo ou seja não responda aos desejos do PSD

    • Foi por sorteio… à quarta tentativa… no único dia em que o Juiz Carlos Alexandre faltou ao trabalho ao longo da sua carreira.
      Isto é tudo muito estranho.

    • Divertido. E quem foram as ” bestas” que falsificaram o sorteio de juízes para entregar o caso do dito “Marquês” ao Carlos Alexandre? Desculpe ter-me apropriado da sua requintada e bestial linguagem…

  5. Meus camaradas, o Sócrates voltará para nos guiar, é só saber aguardar.
    O maestro poderá estar na sombra, mas não se enganem, os seus pupilos sabem manter a orquestra afinada, com se tem visto nos últimos anos. O Sócrates soube montar um sistema com uma esfera de influência alargada. Muitos dos principais atores estão agora ao comando. Outros trabalham atrás do pano. O sistema não será desmontado por uns ingénuos quaisquer e as regalias a que nós, os socialistas, nos habituamos não nos serão retiradas.
    Saibamos aguardar.

    • Você está a gozar, certo? Não é possível alguém ser tão cego… Este país tem os políticos que tem porque os merece. Com gente desta…

      • Não estou a gozar. Pintos Monteiros não vieram ao acaso, como José Guerras também não. Assim como o encostar da Joana Marques Vidal.
        O Sócrates e o seu camarada Costa sabem muito bem que a estratégia é deixar berrar o povo à vontade. Ele que berre até se cansar. E enquanto não se cansar e continuar a berrar, os camaradas só têm de ser cínicos, fingir e mentir. Mentir com o à vontade de quem bebe um copo de água. Sócrates é bom nesse exercício, e o Costa não lhe fica nada atrás. Por isso devemos estar confiantes.
        Camaradas, ouçam o que vos digo, falta pouco para recuperarmos o poder total!
        As negociatas continuam, a influência não desapareceu, os cargos continuam a ser ocupados.
        Falta pouco para termos todas as regalias que ambicionamos e a que nos habituamos.
        O socialismo chegará em força! E o povo que continue a berrar…

  6. Um dia “surge” a “notícia” que o Sócrates vai voltar para a política se for ilibado; noutro, que o seu processo pode demorar 15 anos; hoje, que tem uma “herança no cofre na Suiça”… qual será amanhã?!

  7. Um amigo já não pode dar 34 milhões a outro amigo que aparece logo meia-dúzia de invejosos a fazer novelas.
    E ainda querem que Portugal seja um país requintado quando temos este povinho invejoso e miúdo, que tudo quer saber, que tudo quer escrutinar!
    Deviam era estar agradecidos ao Eng. Sócrates por ter tido a maçada de gerir tão bem este país cheio de piolhosos e mal-cheirosos, sem nunca descurar a sua postura chique e o seu status.
    Os senhores queriam o quê? Um país de igualdade de oportunidades, era isso? Isso, tal como pagar as dívidas, é uma ideia de crianças, como o Eng. Sócrates bem sabe e já o disse numa prestigiada conferência em Paris.

    • Pois, de facto, só mesmo em Portugal haver alguém que acha estranho essa coisa tão banal que é um amigo dar 34 milhões a outro, e fazer isso através de uma interposta pessoa, de modo secreto, recorrendo a um cofre secreto e a um documento secreto!
      Só mesmo em Portugal achar estranho uma coisa tão banal, que faz tanto sentido…

      • E que desejam justiça, os que querem saber tudo e escrutinar tudo, devem ser os tais piolhosos e mal-cheiros, porque os outros hão-de estar muito bem na vida, da forma como este país funciona bem!

  8. Portugal tem um problema cronico de uma justiça ineficaz, redundante, complexa baseada em leis criadas por políticos fracos, elitistas, com pouca experiência da vida real e maioritariamente boy’s dos partidos. Face a este caldo de má qualidade o resultado é vivermos num país pobre corrupto e injusto. Enquanto a Justiça portuguesa não for submetida a uma reforma profunda Portugal passará de um país pobre.

  9. Tanto Justiceiro… Sócrates Já foi acusado na praça pública, pelas TVS, Jornais `Facebook etc… Quem o vai ilibar de muitas “mentiras noticiadas”, só com a ganância de ganhar mais audiências em determinadas horas? A maioria dos Portugueses, por influências das novelas, telejornais, artigos de jornais ou outros, ficam ansiosos, sempre á espera do pior! Houve Justiça em relação aos crimes cometidos pela Pide com a conivência de Salazar e outros Fachistas? Deixem a Justiça seguir o seu caminho…Para todos os efeitos, Sócartes foi 1º Ministro e deixou marcas que muitos dos que agora falam, bem aproveitam…”Nem tudo o que parecde é!” Como dizia António Aleixo: Sei que pareço um Ladrão / Mas há muitos que conheço / Que sem parecer o que são / São aquilo que eu pareço”! Há muita gente dessa por aí…

    • Tem razão. Alguns viveram tempos que eu vivi, mas já não se devem lembrar. No tempo da outra senhora nos éramos pessoas importantes, se dizíamos alguma coisa que não I teressava que fosse dita havia sempre ouvidos atentos e davam-nos importância, no mínimo até íamos passar umas hortas com uns senhores simpáticos. Hoge neste regime que chamam democracia dão uns papéis de 4 em 4 anos para nós colocarmos uma cruz, é nos todos felizes alguns até escolhem o melhor fato. Depois ninguém nos passa patavina berramos, saltamos, manifestamos, ligamos a TV e os jornais passamos os 1000 canais, nos noticiários é tudo do mesmo só gente comprada de vez em quando aparece um ou uma a dizer ums coisas certas para animar o pagode,mas se fala demais, muda de senario, enfim parecemos ums baratas tontas e em última instância prometemos vingança para a o dia do papel. Nesses dia começa tudo de novo e olhamos para o papel e dizemos mas são todos parecidos, já que aqui estou vou escolher do pior o melhor. E aparece um celito na rifa e começa outra vez a festa vira o disco e toca o mesmo. Até que um dia aparece debaixo de uma pedra um de Santa Comba, porque de Lisboa já vimos tudo não sobra nada. Mas atenção quando vier não vai ser como o Salazar ou Caetano, esses eram sérios e as contas bancárias acho que nem tinham porque não confiavam nos bancos. Tenho dito

  10. Eu tambem queria, e mais alguem concerteza um qualquer cofrezito achado em qualquer sitio, até no Artico servia com uns euritos em meu nome quiça herdados, indicados, por morte ou outra causa qualquer.

  11. Socrates pode dormir bem descansadinho, juizes tambem comem e bem….
    Provas valem o que valem, poder decisao esta com eles…um bom presente esconde uma grande verdade…
    Problema poe-se a nivel etico, profissional e educativo… os juizes deveriam ser avaliados e acusados de traicao a patria…aqui sim com punicao nunca mais exercer cargo e tirar-lhe poderes….
    Erros sao dos politicos mal intensionados que vao para politica pobres e saiam ricos…nao cumprindo com deveres e valores democraticos nem fazem nada pelas pessoas porque nada sabem de produzir e so falar sobre temas banais para esconder grandes jogatanas de milhoes de subsidious europeus e participacoes ilegais em empresas….jogo sujo, mas que sistema aceita como legal… cidadao normal tem de fazer-se a vida e suportar este lamacal sem fim a vida inteira….

  12. Este documento que o MP terá na sua posse nada altera no que ao crime de corrupção passiva diz respeito, porque, relativamente à pertença dos valores creditados na conta de Carlos Santos Silva, já coligira – ainda que por prova indirecta – vasta (não sei se assim poderei dizer mas, pelo menos, vária) fundamentação de que o dinheiro era de, de facto, de Sócrates. Continua, contudo, inalterável a ausência da prova essencial do crime de corrupção passiva – a identificação, em concreto, dos actos de corrupção que Sócrates praticou para receber, como contrapartida, 34 milhões de €. Aqui, ao que sei pelo que é público, é que a porca torce o rabo… e, até ver, o ónus da prova é do MP, ou seja, Sócrates não tem que justificar a proveniência daquele montante.

    • Não existem provas de nada, e essa é a verdade, o MP é que tem de as apresentar, não as tem.
      Ou não existe como provar qualquer das alegações ou a investigação falhou!

  13. Esteja inocente ou não, o julgamento já foi feito na praça pública, quem fica mal vista é a Justiça com o imbróglio que criou, vergonha da justiça portuguesa e dos jornalistas, da justiça pela triste figura que fez deixando ou comunicando aos jornalistas o que deveria ser segredo de justiça até ao dia do julgamento , dos jornalistas porque quanto e quantos inocentes já não foram julgados na praça publica, mas temos uma justiça e jornalistas que de uma casta passam informações sobre a investigações, sobre outra casta nem piam, já há muitos anos que isto vem a acontecer e não ouço nem leio Procuradores, Juízes e Investigadores a falarem a criticarem essas fugas ou será que a justiça dá-se bem com a justiça que temos e como funciona, perguntar não ofende: quanto pagam os jornalistas para as fugas de informação sobre quem esteja a ser investigado?

  14. Se tivéssemos uma Justiça digna do nome Justiça, não havia cadeias que chegassem eles são tantos Sócrates e de várias cores, mas a justiça em algumas castas assobia para o lado, e é quando até não recebe dinheiro para adiarem o julgamento como aconteceu há pouco tempo e o senhor anda por aí vai ás TVs como se nada fosse com ele.

  15. Senhor Jorge Lopes, não me envie notificações daquilo que eu não escrevo, não quero saber do trabalho das instituições, elas seguramente farão bem o seu trabalho, nunca disse o contrario, e também não julgo ninguém, aquilo que tenho dito é que não vivemos no céu, mas sim na terra, e cá nesta terra, Portugal, não há Santos em lado nenhum.

  16. Provas de corrupção, de culpa do Sócrates, há, que o pseudo-juiz não as tenha aceitado, não apaga a realidade ! Em terra de cegos, quem tem olho é rei. Infelizmente, em Portugal nem zarolhos, há porcos, há vacas, todos cegos !
    De origem portuguesa, escolhi viver em Portugal apesar de todos me desencorajarem. Após 3 anos, só quero ir embora. Isto não vai a lado nenhum… triste!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.