Descoberta prótese para o palato “excecional” feita de ouro, prata e lã no século XVIII

Anna Spinek et al / Journal of Archaeological Science: Reports

É a primeira vez que este tipo de dispositivo é encontrado na Europa. A prótese mostra um engenho inovador para a época.

Investigadores na Polónia descobriram uma prótese médica impressionante com quase 300 anos utilizada por um homem com fenda palatina, na cripta da Igreja de São Francisco de Assis em Cracóvia.

A descoberta, que foi feita durante uma escavação entre 2017 e 2018, foi relatada num estudo publicado na Journal of Archaeological Science: Reports e é a primeira deste tipo na Europa.

A prótese é conhecida como obturador palatal e mede 3,1 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 5,5 gramas. Composta por uma almofada de lã acoplada a uma placa metálica, este dispositivo foi intricadamente fabricado com metais preciosos incluindo ouro e cobre. O homem que a utilizou viveu no século XVIII e morreu por volta dos 50 anos.

“Esta é provavelmente a primeira descoberta do género não só na Polónia, mas também na Europa,” disse Anna Spinek, autora principal do estudo e antropóloga no Instituto Hirszfeld de Imunologia e Terapia Experimental. Spinek observa que não existem dispositivos semelhantes em quaisquer coleções institucionais ou privadas na Polónia ou no estrangeiro.

Os investigadores encontraram a prótese encaixada entre as mandíbulas do homem, que tinha uma fenda palatina conforme confirmado por um exame físico e TACs. A análise da prótese revelou que era feita maioritariamente de cobre, com quantidades significativas de ouro e prata, materiais escolhidos provavelmente pelas suas propriedades antimicrobianas. Vestígios de iodeto de prata encontrados na lã sugerem que foi tratada para prevenir infeções, uma abordagem inovadora para a época, explica o Live Science.

Pacientes modernos com condições semelhantes relatam que tais próteses podem melhorar significativamente a clareza da fala e o conforto ao comer, embora seja difícil avaliar o ajuste e a eficácia exatos do dispositivo histórico. A descoberta ilustra um artesanato avançado e o uso de tecnologia sofisticada da época.

Historicamente, as fendas orofaciais foram geridas com vários materiais conforme notado em textos que datam do século XVI, incluindo algodão, cera e esponjas, juntamente com metais preciosos para aqueles que podiam pagar. O orador grego Demóstenes, que viveu de 384 a 322 a.C., até é dito ter usado seixos para gerir a sua fenda palatina.

A descoberta não só destaca a gestão histórica de deformidades físicas, mas também aponta para as implicações sociais da tecnologia médica, acessível principalmente aos abastados durante esse período.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.