Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes.

A diabetes é um problema de saúde crescente em muitos países e que sem tratamento pode levar a cegueira, falência dos rins, problemas cardíacos, entre outros. Para além dos fatores genéticos, a diabetes é em grande parte associada aos hábitos alimentares. Por isso mesmo, é importante perceber que alimentos nos podem colocar em maior risco.

Um estudo publicado este ano na revista científica Journal of Public Health mostra uma associação entre o consumo de proteínas e laticínios e um menor risco de diabetes. Por outro lado, o consumo de alimentos ricos em calorias como o açúcar e o mel foram associados a um risco crescente.

Para chegarem a estes resultados, os cientistas compararam os hábitos de consumo e o número de diabéticos em várias regiões da Índia. Por exemplo, a diabetes era mais comum em estados como Bengala Ocidental e Kerala onde a população tem uma dieta menos vegetariana. De acordo com o Tech Explorist, isto acontece porque uma dieta vegetariana ajuda no controlo da diabetes, tornando o corpo sensível à insulina.

A diabetes era também mais recorrente em estados urbanos, comparativamente a estados rurais. Assim sendo, a urbanização pode ser um fator importante para o crescente número de diabéticos. A diabetes também se revelou mais comum nos homens do que nas mulheres — assim como já tinha sido demonstrado em estudos anteriores.

Na Índia, a diabetes é um problema preocupante, com cerca de 6,9% dos adultos com idades entre os 15 e os 49 anos a terem a doença. Também se mostrou mais comum no estado de Andaman e nas Ilhas Nicobar.

Esta prevalência de diabetes nestas regiões mostrou ser uma curiosidade para V. Mohan, diretor do Madras Diabetes Research Foundation. “Valeria a pena explorar se quaisquer fatores genéticos ou ambientais contribuem para isso“, disse Mohan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …