Proteção Civil não enviou SMS de alerta sobre as cheias, mesmo após o aviso vermelho do IPMA

4

António Pedro Santos / Lusa

Inundações na zona de Alcântara, o distrito de Lisboa é o que está a ser mais atingido pelas fortes chuvadas que se fazem hoje sentir em Portugal continental

O mecanismo de alerta por SMS só tem sido usado em casos de incêndios rurais. A Proteção Civil só emitiu um alerta laranja uma hora após o IPMA ter emitido um aviso vermelho.

Segundo avança o Público, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não ativou o sitema de envio de SMS de alerta à população sobre o risco de cheias em Lisboa mesmo após o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter emitido um aviso vermelho.

A ANEPC também não enviou um comunicado de última hora para os órgãos de comunicação social e não divulgou nenhum aviso escrito com recomendações sobre o que fazer face à possível ocorrência de inundações, tendo convocado apenas uma conferência de imprensa que não foi transmitida em direto em nenhum canal aberto

O aviso vermelho foi emitido pelo IPMA às 22h26, tendo a ANEPC recebido o alerta sete minutos mais tarde. A esta hora, já grande parte da chuva tinha caído, mas uma parte substancial ainda estava para vir.

A Proteção Civil só mudou o estado formal de alerta para laranja às 23h30, cerca de uma hora após receber o aviso do IPMA. Este nível de alerta prevê que o grau de risco é elevado e aplica-se a situações “invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança”.

Gil Martins, antigo comandante nacional e actual director da Escola de Gestão e Engenharia do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, lamenta as falhas da ANEPC “na antecipação dos problemas e na comunicação com a população” e aponta que duvida que o sistema de alerta de SMS pudesse ter sido usado nesta situação, já que este foi desenhado para os alerta de incêndio.

O sistema de alerta por SMS foi usado quatro vezes este ano e todas as instâncias se deveram ao risco de incêndio. Em todos os casos tinha também sido acionado o alerta de nível vermelho, o mais grave da escala, que nem sequer chegou a ser emitido nas cheias no distrito de Lisboa.

ZAP //

4 Comments

    • Aí falhou, falhou. Não podemos esquecer essas falhas aquando das eleições e aí transmitir as nossas ideias no acto da votação. Agora serve de pouco queixarmo-nos.

  1. Eu recebi informações por SMS, não só nos incêndios florestais, mas também das que regraas que deveria cumprir aquando do tempo da COVID. Por outro lado, neste país, que é o meu, ouço frequentemente que somos um bom exemplo da aplicação da informática para o bem da população. Pressuponho que temos informáticos competentes para em instantes fazer e enviar SMS, neste caso, muito especialmente para os residentes da Grande Lisboa. Já ouvia vários governantes a referir que os meios de comunicação televisivos e jornalisticos deviam dar informações mais expeditas aos portugueses. Mas que incoerencia é esta quando ao envio de SMS trata-se de um meio de comunicação com essas vantagens. Por outro lado este (des)governo e muitos antecedentes governos só se preocupam de estar presentes no momentos em que estão a decorrer os problemas (verdade seja dita que tal procedimento é seguido por todos os meios de comunicação social e isto porque nesses momentos há grandes audiências e isso dá lucro e futuros votos). Tal procedimento é uma cópia do que ocorreu com os última época de incêndios, em que até continuara a moda das “selfies”! Precisamos urgentemente que se executem obras de minimização de estragos futuros que em determinadas épocas são previsíveis ocorrerem. É mais de que tempo, até à Primavera de trabalhar nos espaços florestais (estou a lembrar-me dos uso do fogo controlado, muito especialmente pelos bombeiros previamente formados por técnicos que dominam estas práticas: não só teríamos os bombeiros florestais a ajudarem-nos durante todo o ano. Depois sim, é fundamental uma boa fiscalização e um poder da magistratura portuguesa, Pesar, executar, fiscalizar e um bom e competente poder na magistratura é o que precisamos para sermos um país exemplar e que eu e tantos outros portuguese de se orgulharem de ser verdadeiros e exemplarse lusitanos. Não basta entreter a população com telenovelas, futebol e festas. Mãos à obra.

  2. SMS’s? Já não estamos nos anos 90! A tecnologia GSM já tem há muito tempo um sistema eficaz para esse efeito, que se chama “Cell Broadcast”. A Alemanha, no passado dia 08/12, acabou de testar esse mesmo sistema de alerta, que, ao contrário do que acontece com SMS’s, emite um alarme no telemóvel mesmo que este esteja em modo silêncio total! Investe-se em Portugal muito dinheiro em SIRESP e afins, quando existe um sistema bem mais eficaz!
    Fica aqui a notícia sobre o teste ao sistema de alerta que ocorreu a nível nacional na Alemanha (Portugal deveria fazer este tipo de testes também anualmente para verificar potenciais falhas nos sistemas e sensibilizar a população, para além de adoptar também o sistema de “Cell Broadcast”): https://www.amandanaaustria.com/alemanha-tera-testes-de-alarmes-de-emergencia-nacional/

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.