Proposta de Tamara Alves vence concurso para mural do 25 de Abril

Tamaraalvesartwork / Facebook

A artista urbana e ilustradora Tamara Alves

A artista urbana e ilustradora Tamara Alves

A proposta de Tamara Alves venceu o concurso para uma intervenção artística na fachada norte do edifício Fórum Lisboa, no âmbito de um concurso lançado pela Assembleia Municipal de Lisboa para assinalar os 40 anos do 25 de Abril.

Sob o tema “25 de Abril Hoje“, o mural escolhido pelo júri tem um fundo rosa e evoca o movimento e a energia.

“São mulheres e homens de igual para igual, um povo unido numa dança que mantém o conceito de luta, de trabalho de equipa”, segundo a definição da autora, Tamara Alves, citada na divulgação do resultado do concurso.

“É também na presença da pomba branca e nalguns apontamentos de vermelho dos tão eloquentes cravos da nossa revolução, que se celebra aqui o 25 de Abril, absolutamente sob o signo da liberdade e da força que nasce desta união”, lê-se no comunicado.

O júri foi formado por Helena Roseta (presidente da Assembleia Municipal de Lisboa), Jorge Ramos de Carvalho (diretor do departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa) e Júlio Pomar (artista plástico) e escolheram, por unanimidade, o mural vencedor entre 21 propostas.

A execução do projeto vai ocorrer entre 21 e 27 de abril.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …