Projeto para praia jurássica de Porto de Mós pronto este ano

Município de Porto de Mós

-

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) prevê ter este semestre uma versão final do projeto de valorização e requalificação da antiga pedreira no concelho de Porto de Mós, em Leiria, onde foi descoberta uma praia jurássica.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o ICNF fez saber que conta ter a versão para a jazida, na freguesia de São Bento, “durante o segundo semestre de 2014”, estando “a ser avaliadas fontes de financiamento para a sua execução”, sendo que é ainda prematuro indicar os custos.

Em janeiro, os presidentes da Câmara de Porto de Mós e da Junta de São Bento manifestaram indignação por o ICNF ter autorizado a retirada do local de fósseis de equinodermes – estrelas-do-mar, crinoides e ouriços-do-mar -, tendo a segunda instituição solicitado contrapartidas.

O instituto justificou a remoção dos fósseis, a pedido do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, com a necessidade de os salvaguardar da ação humana e meteorológica, dado que podem constituir, do ponto de vista científico, “exemplares tipo”, isto é, exemplares importantes na definição de uma nova espécie ou no “muito melhor” conhecimento das espécies existentes.

Um mês depois, o Parlamento aprovou uma resolução que recomenda ao Governo medidas de proteção e valorização da praia jurássica, na sequência da qual, em abril, o ICNF apresentou uma primeira versão do anteprojeto para a praia jurássica numa reunião com autarcas e outras entidades, incluindo da comunidade científica.

Réplicas, estacionamento e material informativo

Segundo o ICNF, o anteprojeto “visa traçar as linhas gerais da musealização do local, com o objetivo de criar condições de visitação do espaço por parte do público, permitindo o acesso e a observação dos exemplares fósseis e das estruturas sedimentares in situ, bem como a interpretação da paisagem envolvente”.

Entre as ações previstas está a instalação de dois passadiços, um para a visitação da laje, e outro, na crista do talude, que permitirá uma visão superior sobre a laje e a paisagem envolvente” e, também, a recuperação de uma ruína existente para apoio à visitação.

Atenuar o efeito erosivo das águas superficiais e colocar réplicas nos locais dos exemplares retirados são outros dos trabalhos previstos.

A intervenção contempla ainda a criação de uma zona de estacionamento, fora da área da laje, a requalificação da envolvente e a colocação de material informativo.

O instituto adianta que “os trabalhos de inventariação dos exemplares, bem como de investigação sobre as estruturas sedimentares recomeçaram na sequência desta reunião de trabalho, tendo sido descobertos, até à data, mais de 90 exemplares”, sendo previsível a descoberta de mais.

“Nesta fase, a par dos estudos científicos em curso no local, estão a decorrer em laboratório os estudos científicos dos [dois] exemplares que já foram retirados da laje, e o mesmo sucederá aos [nove] exemplares que serão ainda removidos, o que poderá levar à descoberta de novas espécies de equinodermes”, considera o instituto, salientando que estes “possuem elevada importância científica, devido ao seu grau e modo de preservação, à sua idade e raridade, e à sua alta concentração no local”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …