/

“Projeto louco” de Citroën feito de madeira leiloado por 210 mil euros

2

É feito de madeira, o Citroën 2CV que foi leiloado este domingo, em França, por 210 mil euros.

Foi graças a: nogueiras, pereiras, macieiras e cerejeiras…

Podia ser o início de um artigo sobre a operação Tutti Frutti, agricultura, ou até sobre futebol português.

No entanto, é apenas a história do Citroën 2CV mais caro de sempre.

Michel Robillard é o nome do carpinteiro que – a partir da madeira dessas quatro árvores de fruto – fez algo nunca antes visto: um Citroën 2CV feito de madeira (que anda!).

Com a nogueira fez o aileron, a pereria e a macieira foram para para o chassi; e o capô fez-se com a cerejeira.

Todo um processo artesanal que apresenta por completo as características estéticas do clássico francês, que foi lançado em 1948, como resposta ao Volkswagen Beetle.

Michel Robillard arrancou com o projeto em 2011, como contou à AFP. Durante cinco anos, o marceneiro passou 5000 horas a trabalhar aquela obra de arte.

“É como minha filha”, disse, enquanto polia o veículo antes do leilão. “Eu tive três meninos e esta era minha filhinha”, acrescentou Robillard.

O preço indicativo do veículo, emitido pela casa de leilões de Tours (França), era de 150 mil a 200 mil euros: “Muito mais do que um carro. É uma obra de arte“.

O carro acabou por ser vendido por 210 mil euros a um colecionador parisiense, chamado Jean-Paul Favand, dono de um museu de atrações vintage de feiras.

Até então, o recorde de um Citroën 2CV – “deux chevaux”, dois cavalos de potência – mais caro de sempre era de 2016, quando um Sahara de 1961 foi vendido por 172 800 euros, numa casa de leilões em Paris.

No entanto, há um aspeto muito importante que difere neste Citroën 2CV.

Internamente, o modelo de Michel Robillard distingue-se do clássico francês, uma vez que tem o motor original do modelo 3CV mais recente da Citroën.

O objetivo é conferir-lhe a potência extra necessária, para impulsionar a estrutura de madeira – que é, naturalmente, mais pesada.

De acordo com a AFP, Michel Robillard já tem outro “projeto louco” em mente.

O carpinteiro francês pretende agora recriar – também em madeira – o Citroën DS, que faz 70 anos, em 2025.

Robillard trabalha a madeira desde os 14 anos de idade. Foi na década de 1990 que começou a fazer réplicas de madeira dos automóveis mais famosos do mundo.

Miguel Esteves, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.