Projecto permite a crianças alemãs “adoptar” avós

 

Na Alemanha, um projecto social que funciona mais ou menos como um “adote um avô” está a fazer sucesso.

A ideia é formar duplas entre pessoas mais velhas e crianças que perderam os avós ou que não tenham contacto com eles.

Paul e Charlotte Echstein são há 7 anos os avós emprestados de Therese Schiller – desde que a menina tinha três anos.

Os avós verdadeiros de Therese vivem longe de Berlim. Com os avós adoptivos, a menina já aprendeu a andar de bicicleta, a nadar e fazer ginástica.

Paul, de 80 anos, diz à BBC que “as pessoas mais velhas costumam ficar a ver TV, mas eu tenho esta relação, que ocupa o meu dia”.

Os avós emprestados podem ter participação activa na vida dos netos. Brigitte Schiller, a mãe de Therese, diz que a ajuda dos “avós” a criar a filha tem um valor inestimável.

O programa reuniu duas famílias que não se sentiam completas e que agora têm uma relação que vai além da amizade.

Desafios

O programa já teve problemas. Alguns avós e netos separaram-se ao fim de algum tempo, por dificuldades de relacionamento.

Além disso, nos 25 anos do projecto, dois pedófilos conseguiram passar pelos mecanismos de segurança do procedimento de adopção.

Mas apesar dos desafios, o programa continua a ser um sucesso.

“Muitos idosos dizem que se sentem melhor, mais saudáveis, e têm algo para fazer”, diz Helga Krull, directora do projecto.

Além disso, ser avós adoptivos “permite aos mais velhos entenderem melhor os jovens,” diz Krull.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …