/

Proibir reparação de carros com mais de 15 anos em cima da mesa. “Nem todos são a Alemanha”

44

A União Europeia está a preparar a proibição de reparações em carros mais antigos para incentivar a compra de automóveis menos poluentes. 

A proposta da Comissão Europeia (CE) ainda não foi aprovada pelo Parlamento Europeu, mas insere-se nos objetivos da UE com vista à redução das emissões poluentes no setor dos transportes até 2050. O primeiro objetivo, neste âmbito, passa por reduzir em 55% essas emissões até 2030.

Nesse sentido, estuda-se a possibilidade de proibir a reparação de carros com mais de 15 anos, para incentivar a compra de veículos menos poluentes.

A ideia está já a levantar alarmes, nomeadamente na Associação Automóvel de Portugal (AAP), cujo secretário-geral, Hélder Barata Pedro, destaca que “não pode haver um extremismo, trazendo legislação que, depois, na prática, não é aplicável”.

Em declarações à Rádio Renascença, este responsável admite que “é necessário caminhar para um cenário de redução de emissões”, reconhecendo também que o sector dos transportes “tem sido visado como um dos setores que emite mais CO2”.

Mas tem de “haver razoabilidade e nem todos os países são a Alemanha“, considera Hélder Barata Pedro. “Há realidades muito diferentes nos 27 países”, acrescenta.

O caminho é reduzir impostos

No caso específico de Portugal, o secretário-geral da AAP defende a redução da carga fiscal na compra de um carro novo. “Continuamos a pagar um imposto de matrícula – o ISV, sobre o qual incide o IVA 23%. Isto é perfeitamente irrazoável”, salienta na Renascença.

“Os parques estão envelhecidos, as pessoas não têm capacidade para renovar o seu veículo e nós propomos um incentivo ao abate de veículos em fim de vida, quer para a compra de veículos novos, quer para a compra de veículos já matriculados, mas com um limite de idade”, propõe também o dirigente da AAP.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

44 Comments

  1. Mau… É preciso uma manifestação em peso em Bruxelas?
    Cortar estradas? Ai cortar estradas não porque senão os condutores arrastam-nos pelos cabelos e dão-nos socos e pontapés…

  2. Por mim trocava de automóvel todos os anos, seria algo descartável! Se tivesse um ordenado à séria, claro.
    E a poluição da indústria chinesa? E Índia e Paquistão? Corta m poluição europeia, quando todos tiverem carros elétricos a carregarem, as mesmas horas, pela Europa, a ver se a rede dá resposta.

  3. Que tal ?
    Proposta n.1 – Carros eletricos novos sem IVA para todos ….(e não só para as “empresas” como está hoje previsto na lei…)

  4. Às vezes custa-me a crer em algumas ideias, alguém que me explique como é que uma pessoa com o salário mínimo a pagar renda ou empréstimo da casa, com filhos, se for preciso a ter de ajudar os pais nas despesas vai conseguir de 15 em 15 anos andar a trocar de carro?
    Para que é que foram inventados os descarbonizadores? Não deveriam as petrolíferas ou os estados investirem nesse tipo de equipamemtos para diminuir o CO2 existente na atmosfera? Não é uma preocupação mundial?

  5. A ideia mais labrega que li hoje
    Então a lógica será: proibido arranjar, a seguir chumba numa inspeção ou nem sequer chega lá por estar avariado, depois para estar no quintal a dar despesas de “parado” (IUC e Seguros), manda-se abater?!?! E depois aí sim, compro um carrinho novo. O que levanta outra questão, o dono tendo conhecimento pode arranjar o próprio carro, ou ao fazê-lo, por ser proibido…. Paga uma multa ou é encarcerado??

  6. Porque baixar os impostos e o valores dos veículos não faz sentido, não é? É preferível interferir nas liberdades de cada um, coisa que nem deve ser legal.

  7. Concordo se a par disso os automóveis privados forem proibidos de circular nos centros urbanos e existir um sistema de carros partilhados para viagens para fora das áreas urbanas que não sejam servidas por transportes públicos. Sim, porque em Portugal, em pleno Sec. XXI existem sedes de freguesia que não são servidas diariamente por transportes públicos.
    E dentro das grandes áreas metropolitanas os transportes públicos têm de ser mais eficazes, é inadmissível que a ligação entre duas freguesias de um município da AML numa distância total de 6,5 km leve cerca de 1 hora e 3 mudanças de transporte. A pé, de bicicleta ou de trotinete é mais rápido, mas infelizmente é correr risco de morte porque não há ciclovias e os passeios (para uso pedonal) estão frequentemente bloqueados.

  8. A maior parte dos portugueses sobrevive na corda bamba, ou seja, fazendo ginástica com o orçamento para se aguentar com um rendimento mínimo. Tirar o carro a idosos que no interior precisam dele para se deslocar ao Centro de Saúde, Hospitais e Farmácias é matá-los.

  9. Só ideias tristes!!!!
    Aumentem os salários como deve ser, não é com o SM que as pessoas conseguem comprar um carro novo e muito menos um carro elétrico!
    Num país de miséria com noticias barbaras……

  10. Só ideias tristes!!!!
    Aumentem os salários como deve ser, não é com o SM que as pessoas conseguem comprar um carro novo e muito menos um carro elétrico!
    Num país de miséria com noticias barbaras……….

  11. e com isto acabam com os ferro-velho, e com o comércio de peças novas e usadas para carros velhos. São adinatados mentais porque nem um atrasado mental se lembrava disto.

  12. Como o meu ordenado líquido, ligeiramente acima do SMN o resultado mensal após as despesas familiares e habitação dá um saldo a rondar os 0€.
    Deste modo proponho à iluminada Sra Ursula a seguinte fórmula.
    Quem tiver um carro com mais de 15 anos que tenha de ser abatido a UE troca o carro a abater por um elétrico novo sem custos para o proprietário.
    Penso que é a única solução para a viabilidade de tal proposta. Ou esqueceram-se de que Portugal também é UE, mas só que mais pobre.

  13. Não percebo esta lógica de trocas frequentes. Que tipo de poupança se faz para o utilizador e para o planeta?
    Não confundir poupança do terceiro, com lucro disfarçado para o primeiro…
    Que cálculos foram feitos para sustentar esta ideia/medida?
    E quando digo cálculos, é de pessoas idóneas e não de pessoas parecidas as que estiverem à frente da VW, que até por acaso são alemãs… e apresentaram medidas formidáveis para um produto milagroso, que afinal era fraudulento.
    A economia circular atual, não é circular…
    A economia a crescer para o infinito também não me convence

  14. Acabem com os tachos da união europeia que fica tudo resolvido. Acabem com os aviões no ar, com os cruzeiros, finslmente, acabem com edta porra de vez.

  15. E que tal começarem por proibir os navios de cruzeiro que poluem mais que os carros das cidades com porto? Ou os jactos particulares? (não interessa não é?)
    Num país como o nosso, sem transportes públicos fora das cidades, é um absurdo total.
    É mais ecológico abater um carro e comprar um novo do que substituir algumas peças?

  16. E ainda se admiram porque é que o UK saiu da UE.

    A reparação, personalização e manutenção de viaturas antigas nos USA é um mercado bilionário, além de proporcionar milhões de empregos directos e indirectos, oportunidades inclusive inúmeros programas de televisão.

    Na UE e especialmente em PT, preferimos os subsídios para a não produção.

  17. Proibir reparação de carros com mais de 15 anos é praticamente o mesmo que dizer que quem nem tem dinheiro para comprar comida tem de morrer a fome.
    Esta é mais uma de muitas das coisas que revoltam qualquer pessoa minimamente decente.
    O meu pai tem uma carrinha do ano de 2000 e está 1000 vezes melhor que 90% das sucatas que nos tentam impingir de todas as formas. Se uma pessoa vive em meios rurais e a única forma de ir ao supermercado ou ir a uma consulta é em um carro que comprou faz uns 20 anos com sacrifícios gigantescos ( sim porque nem toda a gente nasceu em berço de ouro ) e que esta melhor que 90% da sucata que lhe chamam de económicos e não poluentes mas que de 8 em 8 dias estão na oficina ( claro para quem tem bons ordenados para sustentar isso porque são fortunas cada reparação dessas sucatas que lhe chamam de carros que metem nojo e andam nessas estradas ) e não uma pessoa que nem ganha para comer que vai conseguir comprar um carro novo porque nem mesmo um usado o consegue comprar por não ter dinheiro nenhum. Qualquer carro anterior ao ano 2000 desde que esteja bem estimado é mil vezes melhor que qualquer um que fazem agora.
    Ou seja uma pessoa levou 8 anos a pagar um carro e nunca mais conseguiu voltar a comprar mais nenhum e agora ficando sem poder trabalhar vai acabar por ser condenado a passar o resto da vida fechado em casa. Sim porque se nem para comprar comida vai ter então muito menos para comprar um carro para se deslocar a lugar nenhum.
    Mais outro exemplo, uma pessoa mesmo com uma reforma e que leve 3 anos para pagar um carro de 1500€ e já nem é para qualquer um porque tinha de ter uma reforma maior que o ordenado mínimo para conseguir fazer isso.
    Resumindo o pais, o mundo e até o próprio planeta esta mergulhado em uma podridão total porque já não existe nada nem ninguém que se aproveite. É só gatunos,corruptos,vigaristas e gente sem um pingo de escrúpulos.

  18. Com a Mudança Climática, para salvar o Planeta… pobre não pode ter carro. Pobre = Classe Média e Classe Baixa. Somos todos iguais, verdade?

  19. Proponho que se sair essa lei que se faca o mesmo que se fez num país da comunidade europeia deixar o carro no meio da via em qualquer lado depois quero ver como se descalsa a bota.

  20. Então e em vez disto, que tal proibir e abater as frotas de aviões Lufthansa, Iberia, TAP, Air France? Então e proibir também os navios de cruzeiro, que tal? As metas seriam atingidas rapidamente.

  21. E os carros elétricos maior parte deles nem aguentam 10 a 15 anos
    Depois vamos ter cemitérios de carros elétricos espalhados pela Europa como tem na China e na América do norte
    Mais um flope da Europa quem paga ze povinho

  22. Palhaçada pegada!!! Primeiro para avancarem com a barbaridade é acabarem com as greves, automaticamente são obrigados a fazer um aumento de transportes públicos e já para não falar que são obrigados a estender os horários para 24h.
    Tenham juízo meus caros! Vão arranjar uma revolta com o país pq já ninguém vos aturar animais!!

  23. Há algo que não consigo entender, porque são os carros elétricos mais caros do que os a combustão? Qual o motor mais caro o elétrico ou o de combustão? Falam nas baterias outro elemento caro dos carros eletricos, e quanto custa o sistema de embraiagem e o sistema de escape custarão menos do que as baterias? Não creio..Porque são os carros elétricos tão caros? Porque insiste Portugal em pagar multas á UE em vez de manter a dupla tributação. Porque pagamos impostos sobre impostos?

  24. Concordo com o JL
    Só se fala nos automóveis, e o tráfego aéreo?. Para quem não sabe, Cada avião uma hora no ar é equivalente à poluição de 6000 automóveis. As entidades competentes ou não!! Deviam olhar para isso, e deixar de massacrar sempre os mesmos. Para pudermos viver um pouco mais se calhar bastava reduzir o tráfego aéreo

  25. Nao acredito muito nesta proposta, por diversos fatores. A europa vai pedir empréstimo para salvar a ucraniana da banca rota, sacrificando os europeus com um aumento de custo de vida, os caros electicos nao sao uma solução. Penso que vamos voltar para tras com manifestações civis.

  26. Onde é que está a regra principal da ecologia, os 3R. Reciclar, reduzir e Reutilizar. Parece que a ecologia só vale com é para comprar novos produtos. O meu faz 20 anos este ano e tenciono que ainda me dure mais alguns, tem tudo o que preciso num carro, consome pouco com algumas modificações de insonorização ficou confortável e com um rádio que comprei até tem a tecnologia toda com android auto e câmera 360 . Um carro novo o que é que me vai dar? Vou gastar 25 mil euros num carro para emitir menos 30g de CO2 por km? Tendo em conta que produzir um carro novo emite 10 ton isso significa que para a mudanças ser ecológica é necessário conduzir o carro 333 mil km para passar a fazer sentido a nível de ecologia. Tendo em conta que faço cerca de 8 mil km por ano faz com que eu teria de ter o carro por 41 anos.

  27. E reciclar o carro velho quanto polui?. Desmontagem
    Transporte dos diversos materiais para os locais de reciclagem.
    Reciclagem desses materiais, produzindo novas peças.
    Tranportes dessas peças, para os locais de montagem, só para uma caixa de velocidades, necessitam de 30 ou quarenta fornecedores. Poderia alongar-me mais, mas seria maçador

  28. Será que é só os automóveis que são poluentes???? Os navios de carga, os cruzeiros,os aviões esses são eletricos não são poluentes .

  29. Eu sou um tipo com 46 anos e tenho um carro da mesma idade e não o troco por qualquer lata que é feita agora gosto de sentir o cheirinho a gasolina ⛽ são tolinhos

  30. Tenho um Mitsubishi L400 6 lugares motor 2.5 diesel tem 24 anos 21000 km , esta impecavele de tudo , vou obtê la por quê, depois vou comprar o quê com 4.000€ , Portugal não é um país reco , andar em dinheiro .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.