Proibido conduzir ao fim-de-semana: para já, é uma ameaça do ministro

1

E por tempo indeterminado. Novamente as alterações climáticas a criarem divisões, desta vez dentro do Governo da Alemanha.

É um cenário que encaixaria num filme de comédia mas este caso não é para rir.

Os alemães poderão ser proibidos de conduzir durante o fim-de-semana.

A ameaça é do ministro dos Transportes da Alemanha, que exige que o Governo cumpra os objectivos na luta contra as alterações climáticas.

O ministro Volker Wissing avisa que é preciso aprovar reformas na Lei de Protecção Climática até Julho deste ano.

“O facto de a alteração ainda não estar em vigor conduz a consideráveis incertezas jurídicas e factuais”, escreveu Wissing, numa carta aos líderes dos grupos parlamentares da coligação “semáforo” que forma o Governo alemão.

“Isso não serve nem ao clima nem à reputação do governo federal”, lê-se na carta partilhada pelo jornal Bild.

Caso a lei não entre em vigor, o ministro tem alternativas: “proibições abrangentes e por tempo indefinido de condução aos sábados e domingos”, acrescentou Wissing, que tem noção de que seriam medidas claramente impopulares. Mas necessárias, considera.

Refira-se que há meses que não há acordo entre os três partidos que estão na coligação governamental: Partido Social-Democrata (SPD), Aliança 90/Os Verdes e Partido Liberal Democrático (FDP).

O ministro em causa é do FDP e quer que a lei sobre o clima seja revista: os objectivos climáticos passam a ser revistos quanto ao cumprimento, analisando todos os sectores em conjunto, em vez de individualmente.

Se a meta global não for atingida durante dois anos consecutivos, o Governo deverá decidir em que sector e com que medidas o máximo permitido de emissões de dióxido de carbono deverá ser atingido até 2030.

O prazo é 15 de Julho. Caso não entre em vigor até lá, o Ministério da Digital e dos Transportes vai apresentar um “programa de acção imediata que garanta o cumprimento dos níveis anuais de emissões do sector dos transportes” até 2030 – e é aqui que entra a proibição de conduzir aos fins-de-semana.

As críticas internas já surgiram. A líder parlamentar dos Verdes, Julia Verlinden, atirou: “Esta afirmação é simplesmente errada. Wissing não deveria irritar as pessoas desnecessariamente porque existem outras maneiras de lidar com as questões climáticas, como um limite de velocidade“.

Recordemos que não há limite de velocidade na grande maioria das auto-estradas alemãs.

ZAP //

1 Comment

  1. Isto não passa de autoritarismo da esquerda lunática. Os maiores poluidores do mundo simplesmente porque não querem saber é a Índia ,Rússia e a China, aqui no ocidente até podíamos todos deixar de viver ou deixar de existir que a poluição desses 3 é suficiente para acabar com o mundo na mesma…

    2
    0

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.