/

China revela programa secreto de submarinos não tripulados. Remonta aos anos 90

1

(dr) Harbin Engineering University

Detalhes dos testes de campo da China de submarinos não tripulados

Uma equipa de investigadores revelou, recentemente, que o novo drone submarino chinês consegue reconhecer, seguir e atacar um submarino inimigo sem instrução humana.

Segundo o South China Morning Post, o projeto secreto foi parcialmente desclassificado na semana passada com a publicação de um artigo que revelava detalhes sobre um teste de campo do veículo subaquático não tripulado (UUV), aparentemente no Taiwan, há mais de uma década.

Não é claro por que razão a China desclassificou agora os detalhes do teste, mas a tensão sobre o Estreito de Taiwan subiu recentemente ao seu ponto mais alto. Países como os Estados Unidos e o Japão levantaram a possibilidade de uma intervenção militar caso Pequim, que vê Taiwan como parte do seu território, tente tomar a ilha pela força.

Este tipo de equipamentos estão agora a trabalhar na sua maioria individualmente, mas com atualizações tecnológicas poderiam patrulhar em “matilhas”, segundo o Liang Guolong, da Universidade de Engenharia de Harbin, o principal instituto de investigação submarina da China.

O diário refere que uma variante deste submarino poderia ser plantada no fundo do mar e ativada em caso de choque ou guerra.

“As necessidades da futura guerra submarina trazem novas oportunidades de desenvolvimento para plataformas não tripuladas”, disseram os investigadores, num artigo publicado no Journal of Harbin Engineering University.

A grande maioria dos submarinos tem computadores para ajudar a identificar ou localizar alvos, mas os operadores de sonar ainda necessitam de intervir, nomeadamente na identificação de navios.

A complexidade do ambiente externo significa que os humanos “precisam de afinar o sonar de tempos a tempos para melhorar os resultados da busca e localização”, escreveu Liang.

No submarino não tripulado, “todos os subsistemas, como a aquisição de informação, deteção de alvos, avaliação, estado e controlo de parâmetros devem ter capacidades de decisão completamente independentes“.

Os investigadores não avançaram uma localização precisa, mas as coordenadas parciais de um mapa que surge no artigo sugerem que há um submarino não tripulado ao largo da costa da província oriental de Fujian, no Estreito de Taiwan ou nas suas proximidades.

O drone foi programado para patrulhar cerca de 10 metros abaixo da superfície, seguindo uma rota pré-determinada.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.