Professora deixou ensino para se dedicar às “hortas dentro de casa”

Hoje-para-jantar-temos/ Facebook

Life in a Bag com Vera Ferraz do blog Hoje para jantar temos...na Exponor Inhouse

Life in a Bag com Vera Ferraz do blog Hoje para jantar temos…na Exponor Inhouse

Uma professora de Famalicão, cansada da instabilidade da profissão, abandonou a docência e passou a dedicar-se às “hortas dentro de casa”, um conceito que já exporta para a Bélgica e que espreita outros mercados internacionais.

Visitada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro traçado para divulgar os exemplos de empreendedorismo do concelho, a “Life in a Bag” comercializa sacos, vasos e potes com tudo o que é necessário para cultivar, dentro de casa, ervas aromáticas, flores comestíveis e microvegetais biológicos.

“Estarmos a preparar um qualquer prato lá em casa e ir a um vaso buscar salsa ou uns coentros que nós próprios cultivámos, convenhamos que tem outro sabor”, referiu Alexandra Silva.

Tem 46 anos, é professora, mas foi ‘designer’ durante 16, tendo depois dado aulas de Educação Musical durante sete.

Há um ano, cansada da “precariedade” e da “instabilidade” da profissão, deixou o ensino, passando a dedicar-se por inteiro, com a ajuda do marido, um engenheiro informático de 41 anos, às “hortas dentro de casa”.

A agricultura já era um ‘hobby’ do casal, que foi descobrindo, à custa de muitas pesquisas e experiências, os segredos do cultivo ‘indoor’.

lifeinabag.pt / Facebook

Showcooking de Lígia Santos, 1ª Masterchef de Portugal

Showcooking de Lígia Santos, 1ª Masterchef de Portugal

A partir de meados de 2013, tornou-se numa oportunidade de negócio, com a “Life in a Bag” a facturar, em seis meses, 20 mil euros, referentes a mil encomendas.

Os seus ‘kits’ já estão à venda ‘online’, em mais de 30 lojas um pouco por todo o país e ainda na Bélgica, que foi o primeiro país de exportação, mas o projecto também já “pisca o olho” à Holanda, França e Inglaterra.

Dentro de cada embalagem, vai tudo o que é necessário para fazer cada cultivo, desde a argila, a terra, as sementes biológicas e o “livro de instruções”.

“A taxa de sucesso é garantida”, disse Alexandra Silva.

Depois de plantados e regados todos os dias, os micro-vegetais ficam prontos a comer ao fim de 10 a 15 dias, quando aparecem as primeiras folhas dos rabanetes, agriões ou brócolos.

A embalagem é reutilizável e as sementes dão para vários cultivos.

Para já, toda a produção é feita dentro da moradia do casal, onde os vasos ornamentais, em vez das tradicionais flores, apresentam preferencialmente salsa, pés de feijão e outras ervas e vegetais.

“Os nossos ‘kits’ também são muito procurados para prendas”, disse ainda Alexandra Silva, exemplificando com o “boom” de procura registado no último natal.

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, destacou o projeto por ser “amigo do ambiente e da economia doméstica” e pela sua “capacidade exportadora”.

Para o autarca, este é um exemplo “notável” de empreendedorismo, que mostra que mesmo no simples contexto de uma habitação é possível produzir e encontrar uma oportunidade de negócio.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …