Professora deixou ensino para se dedicar às “hortas dentro de casa”

Hoje-para-jantar-temos/ Facebook

Life in a Bag com Vera Ferraz do blog Hoje para jantar temos...na Exponor Inhouse

Life in a Bag com Vera Ferraz do blog Hoje para jantar temos…na Exponor Inhouse

Uma professora de Famalicão, cansada da instabilidade da profissão, abandonou a docência e passou a dedicar-se às “hortas dentro de casa”, um conceito que já exporta para a Bélgica e que espreita outros mercados internacionais.

Visitada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro traçado para divulgar os exemplos de empreendedorismo do concelho, a “Life in a Bag” comercializa sacos, vasos e potes com tudo o que é necessário para cultivar, dentro de casa, ervas aromáticas, flores comestíveis e microvegetais biológicos.

“Estarmos a preparar um qualquer prato lá em casa e ir a um vaso buscar salsa ou uns coentros que nós próprios cultivámos, convenhamos que tem outro sabor”, referiu Alexandra Silva.

Tem 46 anos, é professora, mas foi ‘designer’ durante 16, tendo depois dado aulas de Educação Musical durante sete.

Há um ano, cansada da “precariedade” e da “instabilidade” da profissão, deixou o ensino, passando a dedicar-se por inteiro, com a ajuda do marido, um engenheiro informático de 41 anos, às “hortas dentro de casa”.

A agricultura já era um ‘hobby’ do casal, que foi descobrindo, à custa de muitas pesquisas e experiências, os segredos do cultivo ‘indoor’.

lifeinabag.pt / Facebook

Showcooking de Lígia Santos, 1ª Masterchef de Portugal

Showcooking de Lígia Santos, 1ª Masterchef de Portugal

A partir de meados de 2013, tornou-se numa oportunidade de negócio, com a “Life in a Bag” a facturar, em seis meses, 20 mil euros, referentes a mil encomendas.

Os seus ‘kits’ já estão à venda ‘online’, em mais de 30 lojas um pouco por todo o país e ainda na Bélgica, que foi o primeiro país de exportação, mas o projecto também já “pisca o olho” à Holanda, França e Inglaterra.

Dentro de cada embalagem, vai tudo o que é necessário para fazer cada cultivo, desde a argila, a terra, as sementes biológicas e o “livro de instruções”.

“A taxa de sucesso é garantida”, disse Alexandra Silva.

Depois de plantados e regados todos os dias, os micro-vegetais ficam prontos a comer ao fim de 10 a 15 dias, quando aparecem as primeiras folhas dos rabanetes, agriões ou brócolos.

A embalagem é reutilizável e as sementes dão para vários cultivos.

Para já, toda a produção é feita dentro da moradia do casal, onde os vasos ornamentais, em vez das tradicionais flores, apresentam preferencialmente salsa, pés de feijão e outras ervas e vegetais.

“Os nossos ‘kits’ também são muito procurados para prendas”, disse ainda Alexandra Silva, exemplificando com o “boom” de procura registado no último natal.

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, destacou o projeto por ser “amigo do ambiente e da economia doméstica” e pela sua “capacidade exportadora”.

Para o autarca, este é um exemplo “notável” de empreendedorismo, que mostra que mesmo no simples contexto de uma habitação é possível produzir e encontrar uma oportunidade de negócio.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …