Professor da Universidade de Nova York diz que Tesla será comprada em menos de um ano

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O professor da Universidade de Nova York, Scott Galloway, fez uma previsão audaciosa no evento South by Southwest (SXSW) em março deste ano: antecipa que a Tesla, fabricante de automóveis elétricos de luxo liderada por Elon Musk, será adquirida por alguma outra empresa dentro de um ano.

Scott Galloway tem crédito em suas previsões: quando a Amazon anunciou a sua aquisição da rede de mercados populares norte-americana Whole Foods, antecipou a compra meses antes de ocorrer.

Nesse final de maio, estamos a ver sinais de que Galloway pode ter acertado mais uma: atualmente, a Tesla está a passar graves problemas de desvalorização de ações, com os seus papéis na Bolsa a ser comercializados a menos de 179 euros — uma queda de 35% nos meses mais recentes, desde que o ano começou.

Analistas indicam que a demanda pelos automóveis fabricados pela empresa continua em queda, o que fariam dela uma excelente candidata a ser comprada por uma empresa grande de tecnologia, a preços populares.

Num passado distante, Elon Musk teve encontros com a Apple para tratar justamente deste assunto. Na época, porém, a Tesla tinha mais valor do que tem hoje.

Agora, Galloway reforça a sua previsão com mais detalhes: falando durante a apresentação do podcast Recode with Sara Swisher, da Vox Media, nessa última sexta, o professor universitário disse que “os investidores estão finalmente a cansar-se desta situação. A minha previsão é a de que, dentro de 12 meses, a Tesla terá valor abaixo de 89 euros por ação e provavelmente será adquirida porque há valor real nela”.

Por “valor real”, Galloway refere-se aos avanços da montadora americana na área de dirigibilidade autónoma e pesquisas de inovação: o seu sistema de piloto automático é um dos únicos disponíveis ao público e também um dos mais populares.

A empresa também investe em novas funções para os seus veículos e consegue implementá-las via atualização de software, algo que outras montadoras ainda têm dificuldade em fazer.

A Tesla, hoje, tem um valor de mercado que rodeia a casa dos 31 mil milhões de euros. Com a desvalorização prevista por Galloway, é possível que esse valor caia para algo entre 17 e 18 mil milhões.

Mesmo com uma queda tão brusca, são poucas as empresas que poderiam dispor de tanto dinheiro para adquirir a empresa de Elon Musk: “Temos talvez umas duas empresas que poderiam comprá-la: talvez a Toyota, talvez a Daimler Benz, mas é uma aposta fraca”, disse.

Em vez disso, Galloway aponta para o mercado tecnológico. Rumores de uma aquisição da Tesla pela Apple têm fluturado o noticiário especulativo há anos. “Os que poderiam comprá-la, que realmente têm balanço financeiro, são as empresas de tecnologia, mas não querem entrar nos negócios de baixa margem”, argumenta Galloway. “Será que a Google começaria a ver carros como mais uma plataforma para anúncios, talvez?”

A Tesla não quis comentar as especulações.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …

Líder isolada e, mesmo que ganhe, pode não ser campeã: as contas incríveis no 6 Nações

A última jornada do mítico torneio de râguebi foi adiada mas não foi esquecida. Irlanda está na frente mas Inglaterra e França ainda podem ficar com o troféu. Quando, no dia 1 de fevereiro deste ano, …

Covid-19: Alemanha e EUA com novo máximo nas últimas 24 horas

A Alemanha contabilizou 19.059 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI). Na Alemanha, registaram-se 518.773 casos confirmados de covid-19 …