Professor da Universidade de Nova York diz que Tesla será comprada em menos de um ano

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O professor da Universidade de Nova York, Scott Galloway, fez uma previsão audaciosa no evento South by Southwest (SXSW) em março deste ano: antecipa que a Tesla, fabricante de automóveis elétricos de luxo liderada por Elon Musk, será adquirida por alguma outra empresa dentro de um ano.

Scott Galloway tem crédito em suas previsões: quando a Amazon anunciou a sua aquisição da rede de mercados populares norte-americana Whole Foods, antecipou a compra meses antes de ocorrer.

Nesse final de maio, estamos a ver sinais de que Galloway pode ter acertado mais uma: atualmente, a Tesla está a passar graves problemas de desvalorização de ações, com os seus papéis na Bolsa a ser comercializados a menos de 179 euros — uma queda de 35% nos meses mais recentes, desde que o ano começou.

Analistas indicam que a demanda pelos automóveis fabricados pela empresa continua em queda, o que fariam dela uma excelente candidata a ser comprada por uma empresa grande de tecnologia, a preços populares.

Num passado distante, Elon Musk teve encontros com a Apple para tratar justamente deste assunto. Na época, porém, a Tesla tinha mais valor do que tem hoje.

Agora, Galloway reforça a sua previsão com mais detalhes: falando durante a apresentação do podcast Recode with Sara Swisher, da Vox Media, nessa última sexta, o professor universitário disse que “os investidores estão finalmente a cansar-se desta situação. A minha previsão é a de que, dentro de 12 meses, a Tesla terá valor abaixo de 89 euros por ação e provavelmente será adquirida porque há valor real nela”.

Por “valor real”, Galloway refere-se aos avanços da montadora americana na área de dirigibilidade autónoma e pesquisas de inovação: o seu sistema de piloto automático é um dos únicos disponíveis ao público e também um dos mais populares.

A empresa também investe em novas funções para os seus veículos e consegue implementá-las via atualização de software, algo que outras montadoras ainda têm dificuldade em fazer.

A Tesla, hoje, tem um valor de mercado que rodeia a casa dos 31 mil milhões de euros. Com a desvalorização prevista por Galloway, é possível que esse valor caia para algo entre 17 e 18 mil milhões.

Mesmo com uma queda tão brusca, são poucas as empresas que poderiam dispor de tanto dinheiro para adquirir a empresa de Elon Musk: “Temos talvez umas duas empresas que poderiam comprá-la: talvez a Toyota, talvez a Daimler Benz, mas é uma aposta fraca”, disse.

Em vez disso, Galloway aponta para o mercado tecnológico. Rumores de uma aquisição da Tesla pela Apple têm fluturado o noticiário especulativo há anos. “Os que poderiam comprá-la, que realmente têm balanço financeiro, são as empresas de tecnologia, mas não querem entrar nos negócios de baixa margem”, argumenta Galloway. “Será que a Google começaria a ver carros como mais uma plataforma para anúncios, talvez?”

A Tesla não quis comentar as especulações.

ZAP // Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …