Produtos químicos domésticos podem afetar a fertilidade masculina (e a do seu cão também)

Um novo estudo revela que os químicos encontrados no chão ou no sofá da sua casa reduzem a qualidade do esperma humano e canino.

As casas em que vivemos e os alimentos que ingerimos podem conter substâncias químicas que reduzem a fertilidade masculina – e isto vale tanto para os homens como para os seus cães.

Segundo uma investigação recente, alguns estudos mostram que, nos últimos 80 anos, houve uma redução global de 50% na qualidade do esperma, e nunca ninguém descobriu o motivo. Foi então que uma equipa da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, centrou as suas atenções nos amigos de quatro patas, descobrindo que a qualidade dos espermatozóides também havia reduzido em cães domésticos ao longo de várias décadas.

Ao contrário da pesquisa com humanos, esta análise sugeriu que certos químicos fabricados pelo homem e presentes no ambiente e nos alimentos dos cães podiam estar a prejudicar a qualidade do esperma. Os resultados deixaram a equipa curiosa: significa isto que há um culpado no ambiente compartilhado por cães e pessoas?

A mais recente investigação responde afirmativamente a esta questão. A equipa identificou dois produtos químicos fabricados pelo homem, commumente encontrados em casas e dietas, que tinham os mesmo efeitos adversos no esperma humano e no esperma canino.

Desta forma, os investigadores examinaram o impacto do DEHP – encontrados em tapetes ou carpetes, chão, sofás, vestuário e brinquedos – e do químico PCB153, que ainda persiste na atmosfera apesar de ter sido banido, confirmando que os cães domésticos são mesmo a “sentinela” ou o espelho para o declínio reprodutivo masculino.

De acordo com o estudo, publicado no dia 4 de março na Scientific Reports, a exposição a concentrações do dia a dia no laboratório tinha o mesmo efeito prejudicial no esperma, tanto para os homens como para os animais. Na prática, a exposição reduzia a habilidade dos espermatozoides se movimentarem, avança o ScienceAlert.

Richard Lea, líder do estudo e professor de biologia reprodutiva na Escola de Medicina Veterinária e de Ciência, resumiu, em declarações ao The Guardian, que este estudo “sugere que químicos artificiais que são comummente utilizados nos lares e em espaços de trabalho podem ser responsáveis pelo decréscimo da qualidade do esperma tanto nos homens como nos cães que partilham o mesmo ambiente”.

Também Rebecca Sumner, outra investigadora envolvida na investigação, sublinhou que a exposição a estes químicos provoca a “redução da mobilidade dos espermatozoides e a fragmentação do seu ADN“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …