Produtos químicos domésticos podem afetar a fertilidade masculina (e a do seu cão também)

Um novo estudo revela que os químicos encontrados no chão ou no sofá da sua casa reduzem a qualidade do esperma humano e canino.

As casas em que vivemos e os alimentos que ingerimos podem conter substâncias químicas que reduzem a fertilidade masculina – e isto vale tanto para os homens como para os seus cães.

Segundo uma investigação recente, alguns estudos mostram que, nos últimos 80 anos, houve uma redução global de 50% na qualidade do esperma, e nunca ninguém descobriu o motivo. Foi então que uma equipa da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, centrou as suas atenções nos amigos de quatro patas, descobrindo que a qualidade dos espermatozóides também havia reduzido em cães domésticos ao longo de várias décadas.

Ao contrário da pesquisa com humanos, esta análise sugeriu que certos químicos fabricados pelo homem e presentes no ambiente e nos alimentos dos cães podiam estar a prejudicar a qualidade do esperma. Os resultados deixaram a equipa curiosa: significa isto que há um culpado no ambiente compartilhado por cães e pessoas?

A mais recente investigação responde afirmativamente a esta questão. A equipa identificou dois produtos químicos fabricados pelo homem, commumente encontrados em casas e dietas, que tinham os mesmo efeitos adversos no esperma humano e no esperma canino.

Desta forma, os investigadores examinaram o impacto do DEHP – encontrados em tapetes ou carpetes, chão, sofás, vestuário e brinquedos – e do químico PCB153, que ainda persiste na atmosfera apesar de ter sido banido, confirmando que os cães domésticos são mesmo a “sentinela” ou o espelho para o declínio reprodutivo masculino.

De acordo com o estudo, publicado no dia 4 de março na Scientific Reports, a exposição a concentrações do dia a dia no laboratório tinha o mesmo efeito prejudicial no esperma, tanto para os homens como para os animais. Na prática, a exposição reduzia a habilidade dos espermatozoides se movimentarem, avança o ScienceAlert.

Richard Lea, líder do estudo e professor de biologia reprodutiva na Escola de Medicina Veterinária e de Ciência, resumiu, em declarações ao The Guardian, que este estudo “sugere que químicos artificiais que são comummente utilizados nos lares e em espaços de trabalho podem ser responsáveis pelo decréscimo da qualidade do esperma tanto nos homens como nos cães que partilham o mesmo ambiente”.

Também Rebecca Sumner, outra investigadora envolvida na investigação, sublinhou que a exposição a estes químicos provoca a “redução da mobilidade dos espermatozoides e a fragmentação do seu ADN“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …