Prodígio Gabriel Medina campeão mundial de surf – o primeiro que não fala inglês

xascotx / Flickr

Aos 21 anos, o brasileiro Gabriel Medina é campeão mundial de surf, uma modalidade dominada por americanos e australianos

Aos 21 anos, o brasileiro Gabriel Medina é campeão mundial de surf, uma modalidade dominada por americanos e australianos

Gabriel Medina, o mais jovem surfista a vencer uma etapa do circuito mundial, assegurou, na sexta-feira, a conquista do título mundial da modalidade e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer, quebrando o domínio de Austrália e Estados Unidos.

O britânico Martin Potter era a excepção no historial, com o título conquistado em 1989, mas, depois da 11.ª e última etapa do circuito de 2014, há pela primeira vez um luso-falante campeão do mundo de surf.

O feito foi concretizado por Gabriel Medina, que completa 21 anos na próxima segunda-feira, no culminar da sua quarta temporada entre a elite e depois de ter liderado o ranking durante praticamente todo o ano, com vitórias em Gold Coast, Fiji e Taiti.

Antes, o surfista natural de Maresias, em São Paulo, só tinha vencido duas vezes, a histórica conquista no Quiksilver Pro France, em Hossegor, aos 17 anos, e no Rip Curl Pro Search, em San Francisco, nos Estados Unidos, ambas em 2011.

Em França, “Super-Medina” superou na final o australiano Julian Wilson e nos Estados Unidos venceu o australiano Joel Parkinson, que viria a sagrar-se campeão do mundo, relegando Kelly Slater, 11 vezes vencedor do circuito, para o segundo lugar.

A concretização do sonho de criança, tantas vezes verbalizado por Medina, corresponde a mais um ano de pesadelo do histórico surfista norte-americano, que falha o título pelo terceiro ano consecutivo.

O brasileiro começou por destacar-se com o seu surf progressivo, com manobras aéreas, mas diversificou o seu repertório, adaptou-se a todas as ondas e tornou-se competitivo com os veteranos e com os mais jovens, incluindo um dos seus futuros rivais, John John Florence.

O título de 2014 até podia ter sido conquistado em Peniche, na 10.ª e penúltima etapa, mas uma eliminação frente ao norte-americano Brett Simpson, na terceira eliminatória, deitou por terra essa possibilidade.

A conquista do cetro mundial foi confirmada em Pipeline, no Havai, onde Mick Fanning, o seu principal rival, defendia o título de 2013, quando, com a sétima vitória, reforçou o estatuto de recordista de vitórias no emblemático campeonato.

Num país onde o futebol é rei, o surf está a ganhar espaço, muito por causa dos estimados 2,4 milhões de adeptos da modalidade.

“O surf já está a crescer e toda a gente está à espera. Não apenas eu, mas todo o país”, afirmou Charles Serrano, o padrasto e treinador de Gabriel Medina.

A atestar este crescimento está a inclusão de sete surfistas brasileiros entre os 36 participantes em etapas do circuito mundial, nos quais Medina enfrenta os compatriotas Adriano de Souza, Miguel Pupo, Filipe Toledo, Jadson André, Alejo Muniz e Raoni Monteiro, mas também pelas dezenas de competidores no circuito de qualificação, com destaque para Wiggolly Dantas e Italo Ferreira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …