Revelado novo método para procurar vida extraterrestre

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA.

Será que existe vida inteligente noutros planetas? Esta questão, que tem servido de inspiração para filmes e novelas, pode já ter uma resposta. Um astrofísico espanhol desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se há seres inteligentes como os humanos noutros sistemas solares.

Há décadas que a humanidade quer saber se existe vida inteligente noutros planetas. As missões a Marte organizadas pela NASA fazem parte desse caminho. Entretanto, até hoje só foram encontrados indícios e estamos longe de encontrar vida inteligente semelhante ao ser humano.

Assumindo a dificuldade desta tarefa, o cientista espanhol Hector Socas-Navarro, investigador do Instituto Astrofísico das Ilhas Canárias, desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se existe vida inteligente noutros sistemas solares.

No seu estudo, publicado a semana passada no Astrophysical Journal, o cientista mostrou diferentes simulações para determinar quais seriam as marcas que um desenvolvimento tecnológico sofisticado deixaria num sistema solar com vida inteligente.

“A ideia do artigo é mostrar quais seriam os vestígios que um planeta com muitos satélites artificiais à sua volta deixaria. O artigo revela diferentes simulações desses vestígios em diferentes cenários”, explicou o investigador. Segundo Hector Socas-Navarro, os cientistas que procuram outros planetas habitáveis devem prestar atenção a esses vestígios.

Socas propôs analisar as informações recolhidas por meio das tecnologias que já existem, como os satélites encarregues de procurar planetas fora do Sistema Solar. A única dúvida é que os seres humanos são tidos como referência, mas, a existirem, estes seres não terão que ser necessariamente como nós.

A humanidade está “à beira de encontrar vida extraterrestre”, segundo Hector Socas-Navarro, através de futuros grandes telescópios, que permitirão analisar a atmosfera de outros planetas.

“Na composição química de outros planetas há determinados elementos que chamamos de biomarcadores, que podem revelar com absoluta certeza a existência de vida”, explicou. Esses telescópios permitirão encontrar vida extraterrestre nas próximas décadas”, diz o cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do secundário adiados para julho e setembro. Esta quinta-feira, …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …