/

Revelado novo método para procurar vida extraterrestre

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA.

Será que existe vida inteligente noutros planetas? Esta questão, que tem servido de inspiração para filmes e novelas, pode já ter uma resposta. Um astrofísico espanhol desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se há seres inteligentes como os humanos noutros sistemas solares.

Há décadas que a humanidade quer saber se existe vida inteligente noutros planetas. As missões a Marte organizadas pela NASA fazem parte desse caminho. Entretanto, até hoje só foram encontrados indícios e estamos longe de encontrar vida inteligente semelhante ao ser humano.

Assumindo a dificuldade desta tarefa, o cientista espanhol Hector Socas-Navarro, investigador do Instituto Astrofísico das Ilhas Canárias, desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se existe vida inteligente noutros sistemas solares.

No seu estudo, publicado a semana passada no Astrophysical Journal, o cientista mostrou diferentes simulações para determinar quais seriam as marcas que um desenvolvimento tecnológico sofisticado deixaria num sistema solar com vida inteligente.

“A ideia do artigo é mostrar quais seriam os vestígios que um planeta com muitos satélites artificiais à sua volta deixaria. O artigo revela diferentes simulações desses vestígios em diferentes cenários”, explicou o investigador. Segundo Hector Socas-Navarro, os cientistas que procuram outros planetas habitáveis devem prestar atenção a esses vestígios.

Socas propôs analisar as informações recolhidas por meio das tecnologias que já existem, como os satélites encarregues de procurar planetas fora do Sistema Solar. A única dúvida é que os seres humanos são tidos como referência, mas, a existirem, estes seres não terão que ser necessariamente como nós.

A humanidade está “à beira de encontrar vida extraterrestre”, segundo Hector Socas-Navarro, através de futuros grandes telescópios, que permitirão analisar a atmosfera de outros planetas.

“Na composição química de outros planetas há determinados elementos que chamamos de biomarcadores, que podem revelar com absoluta certeza a existência de vida”, explicou. Esses telescópios permitirão encontrar vida extraterrestre nas próximas décadas”, diz o cientista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.