Revelado novo método para procurar vida extraterrestre

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA.

Será que existe vida inteligente noutros planetas? Esta questão, que tem servido de inspiração para filmes e novelas, pode já ter uma resposta. Um astrofísico espanhol desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se há seres inteligentes como os humanos noutros sistemas solares.

Há décadas que a humanidade quer saber se existe vida inteligente noutros planetas. As missões a Marte organizadas pela NASA fazem parte desse caminho. Entretanto, até hoje só foram encontrados indícios e estamos longe de encontrar vida inteligente semelhante ao ser humano.

Assumindo a dificuldade desta tarefa, o cientista espanhol Hector Socas-Navarro, investigador do Instituto Astrofísico das Ilhas Canárias, desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se existe vida inteligente noutros sistemas solares.

No seu estudo, publicado a semana passada no Astrophysical Journal, o cientista mostrou diferentes simulações para determinar quais seriam as marcas que um desenvolvimento tecnológico sofisticado deixaria num sistema solar com vida inteligente.

“A ideia do artigo é mostrar quais seriam os vestígios que um planeta com muitos satélites artificiais à sua volta deixaria. O artigo revela diferentes simulações desses vestígios em diferentes cenários”, explicou o investigador. Segundo Hector Socas-Navarro, os cientistas que procuram outros planetas habitáveis devem prestar atenção a esses vestígios.

Socas propôs analisar as informações recolhidas por meio das tecnologias que já existem, como os satélites encarregues de procurar planetas fora do Sistema Solar. A única dúvida é que os seres humanos são tidos como referência, mas, a existirem, estes seres não terão que ser necessariamente como nós.

A humanidade está “à beira de encontrar vida extraterrestre”, segundo Hector Socas-Navarro, através de futuros grandes telescópios, que permitirão analisar a atmosfera de outros planetas.

“Na composição química de outros planetas há determinados elementos que chamamos de biomarcadores, que podem revelar com absoluta certeza a existência de vida”, explicou. Esses telescópios permitirão encontrar vida extraterrestre nas próximas décadas”, diz o cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …