Revelado novo método para procurar vida extraterrestre

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA.

Será que existe vida inteligente noutros planetas? Esta questão, que tem servido de inspiração para filmes e novelas, pode já ter uma resposta. Um astrofísico espanhol desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se há seres inteligentes como os humanos noutros sistemas solares.

Há décadas que a humanidade quer saber se existe vida inteligente noutros planetas. As missões a Marte organizadas pela NASA fazem parte desse caminho. Entretanto, até hoje só foram encontrados indícios e estamos longe de encontrar vida inteligente semelhante ao ser humano.

Assumindo a dificuldade desta tarefa, o cientista espanhol Hector Socas-Navarro, investigador do Instituto Astrofísico das Ilhas Canárias, desenvolveu um método para procurar sinais que permitam verificar se existe vida inteligente noutros sistemas solares.

No seu estudo, publicado a semana passada no Astrophysical Journal, o cientista mostrou diferentes simulações para determinar quais seriam as marcas que um desenvolvimento tecnológico sofisticado deixaria num sistema solar com vida inteligente.

“A ideia do artigo é mostrar quais seriam os vestígios que um planeta com muitos satélites artificiais à sua volta deixaria. O artigo revela diferentes simulações desses vestígios em diferentes cenários”, explicou o investigador. Segundo Hector Socas-Navarro, os cientistas que procuram outros planetas habitáveis devem prestar atenção a esses vestígios.

Socas propôs analisar as informações recolhidas por meio das tecnologias que já existem, como os satélites encarregues de procurar planetas fora do Sistema Solar. A única dúvida é que os seres humanos são tidos como referência, mas, a existirem, estes seres não terão que ser necessariamente como nós.

A humanidade está “à beira de encontrar vida extraterrestre”, segundo Hector Socas-Navarro, através de futuros grandes telescópios, que permitirão analisar a atmosfera de outros planetas.

“Na composição química de outros planetas há determinados elementos que chamamos de biomarcadores, que podem revelar com absoluta certeza a existência de vida”, explicou. Esses telescópios permitirão encontrar vida extraterrestre nas próximas décadas”, diz o cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …