Procura-se: animal que já matou mais de 100 ovelhas em Tomar

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas afastou esta sexta-feira a hipótese de a morte de uma centena de ovelhas na freguesia de Paialvo, no concelho de Tomar, se dever a ataques de lince ibérico.

Em comunicado, o ICNF afirma que, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, se encontra a avaliar a tipologia e dimensão das ocorrências naquele local, onde, em 15 dias, terão aparecido 100 ovelhas mortas.

“De acordo com os registos fotográficos e verificação ‘in loco’ dos vestígios encontrados no terreno, o ICNF afasta, desde já, a possibilidade de se tratar de ataque de lince ibérico, por comparação entre a tipologia dos ataques que se verifica na região de Tomar e a predação sobre cervídeos (presas selvagens) que esporadicamente ocorre na área de reintrodução de lince ibérico, em Mértola”, refere a nota.

Segundo o ICNF, as lesões observadas, “generalizadas e com múltiplas fraturas, particularmente dos ossos do crânio”, são “eventualmente provocadas por um cão ou outro animal de grande porte“.

Os linces, quando caçam presas selvagens de grandes dimensões, “visam a região do pescoço, causando a morte por asfixia através do bloqueio da traqueia”, e “abatem apenas um único animal, que vão consumindo ao longo de vários dias, mantendo-se nas suas proximidades e enterrando a carcaça para evitar que outros animais, tais como raposas, a consumam”, acrescenta.

O ICNF adianta que mantém um acompanhamento próximo e uma avaliação contínua da situação, de forma a tentar identificar definitivamente o animal ou animais envolvidos.

Já morreram bem mais do que 100 ovelhas”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Paialvo, Luís Antunes.

O autarca descarta a possibilidade de o animal atacante ser um cão, uma vez que ocorreram casos em zonas cercadas em que não é possível a passagem ter ocorrido por baixo da cerca.

“O SEPNA recolheu pelo animal, encontrado no arame farpado de uma cerca com mais de um metro de altura. Não pode ter sido um cão“, disse, adiantando que a hipótese de ser um lince foi colocada por alguns populares depois da notícia do atropelamento de um animal desta espécie na Autoestrada 23.

Luís Antunes sublinhou que nunca foram avistados lobos na zona e que, a serem raposas, é estranho que nunca tenham atacado patos e galinhas que andam livremente pelos quintais.

Alguns dos ataques ocorreram dentro de povoações, “entre casas”, em locais com iluminação pública, e geralmente “sobre a madrugada”, o que faz com que as pessoas tenham receio de andar na rua à noite, afirmou.

“Há sítios em que houve ataques mais do que uma vez”, disse, adiantando que estes se têm registado num grande raio de ação, com ocorrências em Paialvo e em Peralva, que distam cerca de sete quilómetros.

“Há mesmo quem ponha a hipótese de ser um animal feroz que alguém tinha em casa e deixou escapar”, especulou, na expectativa de que os técnicos consigam rapidamente encontrar o responsável pelos ataques.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …