Procura-se: animal que já matou mais de 100 ovelhas em Tomar

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas afastou esta sexta-feira a hipótese de a morte de uma centena de ovelhas na freguesia de Paialvo, no concelho de Tomar, se dever a ataques de lince ibérico.

Em comunicado, o ICNF afirma que, em articulação com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, se encontra a avaliar a tipologia e dimensão das ocorrências naquele local, onde, em 15 dias, terão aparecido 100 ovelhas mortas.

“De acordo com os registos fotográficos e verificação ‘in loco’ dos vestígios encontrados no terreno, o ICNF afasta, desde já, a possibilidade de se tratar de ataque de lince ibérico, por comparação entre a tipologia dos ataques que se verifica na região de Tomar e a predação sobre cervídeos (presas selvagens) que esporadicamente ocorre na área de reintrodução de lince ibérico, em Mértola”, refere a nota.

Segundo o ICNF, as lesões observadas, “generalizadas e com múltiplas fraturas, particularmente dos ossos do crânio”, são “eventualmente provocadas por um cão ou outro animal de grande porte“.

Os linces, quando caçam presas selvagens de grandes dimensões, “visam a região do pescoço, causando a morte por asfixia através do bloqueio da traqueia”, e “abatem apenas um único animal, que vão consumindo ao longo de vários dias, mantendo-se nas suas proximidades e enterrando a carcaça para evitar que outros animais, tais como raposas, a consumam”, acrescenta.

O ICNF adianta que mantém um acompanhamento próximo e uma avaliação contínua da situação, de forma a tentar identificar definitivamente o animal ou animais envolvidos.

Já morreram bem mais do que 100 ovelhas”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Paialvo, Luís Antunes.

O autarca descarta a possibilidade de o animal atacante ser um cão, uma vez que ocorreram casos em zonas cercadas em que não é possível a passagem ter ocorrido por baixo da cerca.

“O SEPNA recolheu pelo animal, encontrado no arame farpado de uma cerca com mais de um metro de altura. Não pode ter sido um cão“, disse, adiantando que a hipótese de ser um lince foi colocada por alguns populares depois da notícia do atropelamento de um animal desta espécie na Autoestrada 23.

Luís Antunes sublinhou que nunca foram avistados lobos na zona e que, a serem raposas, é estranho que nunca tenham atacado patos e galinhas que andam livremente pelos quintais.

Alguns dos ataques ocorreram dentro de povoações, “entre casas”, em locais com iluminação pública, e geralmente “sobre a madrugada”, o que faz com que as pessoas tenham receio de andar na rua à noite, afirmou.

“Há sítios em que houve ataques mais do que uma vez”, disse, adiantando que estes se têm registado num grande raio de ação, com ocorrências em Paialvo e em Peralva, que distam cerca de sete quilómetros.

“Há mesmo quem ponha a hipótese de ser um animal feroz que alguém tinha em casa e deixou escapar”, especulou, na expectativa de que os técnicos consigam rapidamente encontrar o responsável pelos ataques.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …